Por: Djeisibel Lopes
A FCamara, multinacional brasileira especializada em projetos e consultoria para transformação digital, irá implementar o seu centro de operações em Portugal para apoiar a expansão para Europa, Médio Oriente e África.
“Decidimos que Portugal seria a nossa ‘porta de entrada’ para consolidar a operação na Europa. Portugal conta com excelentes profissionais, um ecossistema de startups fervilhante, uma boa imagem do país, tanto ao nível turístico como de estabilidade económica e segurança e uma excelente localização no continente europeu”, sublinha Fábio Camara, CEO e fundador da FCamara.
A base operacional da empresa será em Leiria, na Startup Leiria, e o escritório de desenvolvimento de negócios será no edifício World Trade Center, em Oeiras.
“A nossa estratégia passou por consolidar a presença em Portugal e criar uma equipa local, enquanto estamos a avaliar os mercados europeus para onde fará sentido expandir negócio”, refere Angelo Tonin, general manager da FCamara Europa.
A multinacional brasileira criou, em 2017, a Comunidade Orange Juice, um ecossistema tech, para manter os profissionais qualificados e motivados de forma a responder aos desafios dos clientes.
A FCamara proporciona ainda programas para transição de carreira que ajudam a resolver as questões da escassez de mão de obra em tecnologia e do desemprego no mercado brasileiro.
“Pela nossa experiência, a comunidade Orange Juice consegue dar-nos resposta à procura de profissionais qualificados e jovens talentos e, com isto, dar um contributo às necessidades de reskilling e upskilling que se colocam como desafios importantes para Portugal e União Europeia”, acrescenta o general manager da FCamara Europa.
A empresa brasileira aderiu à Elite em Portugal, um programa da recém-lançada World Trade Center (WTC) Lisboa International Academy.
A Elite tem por objetivo apoiar as empresas em termos de internacionalização, sustentabilidade, empreendedorismo e oportunidades no mercado de capitais.
“Este programa pretende ajudar as empresas a aumentar a sua dimensão, rentabilidade e impacto na comunidade, nomeadamente em termos de emprego, e é isso que a FCamara pretende”, conclui Paulo Félix, business development director para a Europa.