Por: Djeisibel Lopes
No âmbito da comemoração do seu décimo aniversário, a Coopérnico, uma cooperativa de energias renováveis, irá investir 350.000 euros em projetos de produção de energia limpa.
O primeiro, em parceria com a associação de solidariedade social “Comunidade Vida e Paz”, contará com a instalação de um sistema fotovoltaico de 25kWp para a produção de cerca de 39.000kWh anuais e irá permitir uma redução d o consumo de energia da rede em cerca de 40%.
“Acreditamos que estes investimentos representam uma forma de “partilha de poupanças” durante o período do contrato, com o objetivo de ser uma situação vantajosa para ambas as partes”, conta Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da cooperativa.
A responsável explica que os cooperantes recebem um retorno financeiro pelo valor investido, o qual varia de acordo com as condições específicas de cada projeto. Para as instituições parceiras, refere que esta modalidade de investimento será vantajosa na medida em que não precisam de suportar os custos de financiamento, que são totalmente cobertos pela Coopérnico.
“Durante o período do contrato, estas instituições poupam em relação aos custos com a energia que tinham antes do contrato e, no final do contrato, o sistema UPAC é entregue à instituição sem nenhum custo adicional”, conclui Ana Rita Antunes.
A partir do dia 9 de agosto, os cooperantes poderão investir com o montante mínimo de 250 euros.