Por: Djeisibel Lopes
De acordo com os dados do SIBS Analytics, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) houve um aumento de 40% no número de transações com cartões estrangeiros em Lisboa, Setúbal e Santarém.
Durante o período em análise, verificou-se, no número total das transações com cartões estrangeiros e nacionais, um acréscimo de 8% a nível nacional e de 10% nos distritos com maior concentração de peregrinos.
Segundo a informação divulgada pelo SIBS Analytics, em termos de valor das transações, os cartões estrangeiros registaram um aumento de 8% a nível nacional e de 13% nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém.
Os países estrangeiros cujo número de transações mais cresceu nas regiões em análise, face ao período homólogo, foram o México, Polónia, Austrália, Brasil e Itália. Porém, em valor absoluto, os cinco países que fizeram mais transações foram a França, Espanha, EUA, Reino Unido e Itália.
O SIBS Analytics revela ainda que, relativamente aos portugueses que viajaram para os distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém para participar na JMJ, as regiões que registaram o maior aumento na quantidade de operações foram Braga, Portalegre, Viana do Castelo, Porto e a Região Autónoma dos Açores.