Por: Djeisibel Lopes
O ISQ – Centro de Interface e Tecnologia, que fornece serviços de Engenharia, Inspeção, Ensaios e Inovação, está entre os primeiros 26 centros de tecnologia e inovação (CTI), reconhecidos pelo governo, para levar a ciência ao tecido empresarial português.
Apenas 26 das 37 candidaturas recebidas para reconhecimento como CTI foram aprovadas nesta fase. A seleção foi feita por uma comissão de avaliação independente, com base na capacidade técnica das instituições e no trabalho desenvolvido na transmissão de conhecimento ao tecido empresarial.
Estes CTI irão ajudar as PME e associações empresariais a orientar a sua atuação para os desafios atuais, desde a transição climática e digital à aplicação de novos materiais, e dinamizar a investigação aplicada.
Esta aposta no conhecimento pretende, assim, melhorar a competitividade empresarial das PME em Portugal e garantir uma maior internacionalização da economia portuguesa.
O objetivo é que esses centros sirvam de “interface” entre a ciência e a economia, levando o conhecimento às empresas de forma a criar valor económico e contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, enquadrados nos domínios de especialização prioritários nacionais ou das regiões em que atuam.