Sexta-feira, Maio 9, 2025
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“A Metabid não cobra comissões aos proprietários” – co-fundadores Diogo Serrano e Rafael Rita

Por: Ana Vieira


Já alguma vez tentou colocar um produto à venda mas as propostas recebidas revelaram-se inadequadas? A Metabid, uma plataforma de leilões online 100% portuguesa, promete revolucionar o mercado com uma abordagem alternativa e eficiente para transformar a experiência de compra e venda online.

Em entrevista à PME Magazine, os co-fundadores, Diogo Serrano e Rafael Rita, pretendem mudar o “conceito de leilão como algo vantajoso para um vendedor e para um comprador em simultâneo”.


PME Magazine – Em que consiste a Metabid (versão online)?

Diogo Serrano e Rafael Rita – A Metabid é uma plataforma de leilões exclusivamente online, apresentando-se como uma alternativa ao mercado convencional de compra e venda de bens online. Conta com uma imagem moderna e com o propósito disruptivo de fazer evoluir o conceito de leilão como algo vantajoso para um vendedor e para um comprador em simultâneo.

Sendo uma plataforma exclusivamente online, a Metabid apoia-se em parceiros previamente escrutinados para lhes dar apoio nos vários setores em que atua. Para já, o foco da Metabid é facilitar os negócios nos setores imobiliário, automóvel e relojoeiro, tendo a visão de evoluir em outros segmentos muito em breve.


PME Magazine – Quais os passos para uma empresa ou particular colocar um item a leilão?

Diogo Serrano e Rafael Rita – Sempre que uma empresa ou particular pretenda colocar um bem a leilão eletrónico, entra em contacto com a Metabid, e mediante o tipo de bem e local onde se encontra o mesmo, encaminhamos para um dos nossos parceiros, para que o possam analisar e avaliar. Depois o bem é lançado na Metabid pelo nosso parceiro.

O cliente não precisa de se preocupar com mais nada, podendo acompanhar o desenrolar do leilão online, 24h sobre 24h. É nosso entendimento que deve haver sempre um acompanhamento próximo e local aos clientes vendedores, bem como aos licitadores, e por isso, os nossos parceiros são fundamentais.

 

PME Magazine – Que percentagem final do negócio fica para a Metabid?

Diogo Serrano e Rafael Rita – A Metabid não cobra comissões aos proprietários, pelo que o valor da adjudicação do leilão é integralmente destinado a estes. O nosso modelo de negócio implica a aplicação de uma comissão ao comprador, que varia consoante o tipo de produto anunciado. Por exemplo, no caso das viaturas cobra uma percentagem fixa sobre o valor do negócio fechado. No caso de um imóvel cobra um valor fixo mediante um intervalo de valores de fecho de negócio, sendo estes significativamente mais baixos do que é corrente no mercado de leilões. Estes valores são sempre apresentados a quem se regista na nossa plataforma.

 

PME Magazine – Que números (utilizadores e licitações) tem a MetaBid por mês?

Diogo Serrano e Rafael Rita – A Metabid é uma startup 100% portuguesa que se encontra a dar os primeiros passos, contando já com leilões a decorrer. Acreditamos, porém, que estamos bem posicionados num mercado com um imenso potencial de crescimento, e que responde àquelas que são hoje as tendências de consumo.

Cada vez mais os consumidores privilegiam a transparência, a comodidade, e a flexibilidade, em termos de tempo e lugar, para não falar do preço. E esses são precisamente os pontos-chave da nossa proposta.

 

PME Magazine – Qual a vantagem em comprar ou vender através de uma plataforma de leilões?

Diogo Serrano e Rafael Rita – Sendo conhecedores do mercado de leilões em Portugal, sentimos que este não era suficientemente abrangente para alcançar o público em geral, o que nos impulsionou a criar a Metabid.

Existem dois aspetos em que os leilões superam amplamente o processo tradicional de venda. Em primeiro lugar, é definido desde o início o momento exato da conclusão do leilão. Além disso, há um valor mínimo estabelecido desde o início, proporcionando ao comprador a certeza de que, se desejar um determinado bem, o preço conseguido no leilão é o melhor do mercado. Isso resulta em total transparência na negociação, um elemento muitas vezes “turvo” nos métodos de venda convencionais.

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