A rede social certa para o seu negócio pode fazer a diferença. Todos os dias nascem plataformas novas cada vez mais viradas para as empresas e para os seus clientes. As redes sociais já não são apenas de domínio pessoal, passaram para o profissional.
Catriona Pollard, autora de “From Unkown To Expert”, explica no seu livro qual a estratégia para ajudar os empresários a desenvolver ferramentas efetivas para relações públicas e redes sociais.
Segundo a autora, tudo depende dos objetivos da empresa e da audiência. Pense no que quer atingir através das redes sociais. Pode ser para obter feedback dos seus clientes, partilhar informação sobre o seu negócio ou falar diretamente com os seus clientes.
Facebook e Twitter: Crie relação com os clientes e encontre boas fontes de informação
Se quer construir a sua presença na comunidade ou chegar ao maior número de pessoas possível, o Facebook pode ajudar. Apesar de perder popularidade entre os mais jovens, mais de 70º% dos adultos participam ativamente e o Facebook mantém-se, de longe, a rede social mais ativa.
Para Pollard, esta rede social é uma grande plataforma no que toca à relação com os clientes e feedback.
“Ao ter mais seguidores, o seu negócio irá capitalizar ao enviar mensagens diretas ao seus seguidores”.
O Facebook também pode ser usado para redirecionar os clientes para o website através da partilha de posts de blogues/sites, ofertas mais recentes ou qualquer tipo de conteúdo que crie relações. Isto pode ser aumentado através de posts promocionais no Facebook juntamente com publicidade.
No que toca ao Twitter, Catriona Pollard, acrescenta que a rede do passarinho é “ótima para se conectar com outros influenciadores, ter acesso às notícias mais recentes e também promover as suas dicas sobre liderança e marca pessoal.”
No Twitter pode-se partilhar pequenos textos de 140 caractéres ou menos, bem como vídeos, imagens, links, sondagens, entre outros. Assim pode facilmente interagir com outros utilizadores através da utilização dos seus ursernames nos tweets.
O Twitter também pode servir para pesquisar e encontrar informação sobre um tópico, enquanto ao mesmo tempo pode delinear a sua audiência.
“Uma das melhores dicas para o Twitter é: mantenha-se no seu nicho, não tente ser tudo para todos. A plataforma encontra-se repleta de comunidades nas quais pode participar.”
LinkedIn: obrigatório para B2B
Criado estritamente para relações profissionais e networking, o LinkedIn é uma rede obrigatória para aqueles que querem investir no B2B com potenciais parceiros ou colaboradores. Os seus utilizadores estão em “modo profissional”, por isso é ótimo para networking entre pares ou obter informações específicas sobre a indústria.
“Ao criar a página da empresa, pode posicionar a sua empresa na sua indústria como empresa relevante e conectar-se com pessoas que podem ajudá-lo a construir a sua marca.” afirma Pollard.
Google+: uma opção diferente
Já o Google+, a rede criada pelo Google para fazer frente ao Facebook, apesar de ter começado de forma lenta e sob algum protesto, tem vindo a ganhar o seu espaço, atualmente conta com 550 milhões de utilizadores.
Como empresa, o Google+ aconselha que se pense no conteúdo a ser partilhado na rede em termos de otimização de motores de busca (Search Engine Optimization em inglês, SEO), um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, através do uso de palavras-chave selecionadas no conteúdo de forma que este fique melhor posicionado nos resultados de pesquisa.
Pinterest e Instagram para empresas visuais e criativas
Se se encontra numa indústria extremamente visual com clientes que se expressam através de imagens, então o Pinterest encaixa perfeitamente. No entanto, pode também funcionar em áreas que não sejam consideradas visuais à primeira vista.
Pense no seu cliente e nos seus interesses. O Pinterest é mais popular entre mulheres, por isso essa pode ser a rede caso seja esse o seu alvo.
“O Instagram é só sobre o visual. É ótimo para negócios B2C ou para aquelas empresas com elementos criativos”, diz Catriona Pollard. O Instagram implica utilizar alguma mestria nas fotografias e com o uso dos hashtags pode conseguir mais seguidores mais rápidamente.
Para os empreendedores que se querem divertir ou que têm um trabalho mais estético ou visual, Pollard afirma que o Instagram é a ferramenta ideal.
Há imensas redes sociais por onde escolher. Escolha a que mais se adequa ao seu negócio e invista tempo e dinheiro numa estratégia de marketing e comunicação desenhada para cada rede social.