Por: Ana Vieira
A startup tecnológica Granter.ai lançou uma plataforma que, através de Inteligência Artificial, conecta Pequenas e Médias Empresas (PME) a potenciais oportunidades de financiamento, reduzindo o custo da operação.
Com o “propósito de democratizar o acesso a financiamento e apoiar a inovação, nasceu a Granter.ai, a ponte de ligação entre pequenas e médias empresas (PMEs) e fundos comunitários”, faz saber a empresa num comunicado.
Com o intuito de reduzir a burocracia e despesas associadas aos métodos de consultoria tradicionais, a Granter.ai aponta reduções de custo que podem chegar a metade dos valores normalmente praticados.
Em declarações à PME Magazine, Bernardo Seixas, CEO da Granter.ai, explica que “devido ao recurso a esta tecnologia [Inteligência Artificial], reduzimos, naturalmente, a necessidade de mão humana, diminuindo, assim, o custo de mão de obra e, consequentemente, do serviço”.
Garantindo que a intenção não passa por substituir especialistas, tem sim como objetivo “ajudar as empresas a alcançar oportunidades de financiamento”, já que a empresa continua a disponibilizar a opção de aconselhamento com um consultor especializado em fundos comunitários.
Na prática, a plataforma cria, através da Inteligência Artificial, um rascunho da candidatura final. Um documento que será “sempre revisto pelo cliente para garantir que todas as informações estão corretas ou, se quiserem maximizar as suas chances de sucesso, podem subscrever ao serviço “Expert Review”, em que um dos consultores especialistas da Granter revê, corrige e submete toda a candidatura”, conclui Bernardo Seixas à nossa revista.
A startup tecnológica portuguesa está agora a levantar uma ronda de capital para conseguir levar a sua tecnologia para outros mercados europeus e apoiar PMEs noutros países.