Por: Ana Vieira
A MAAB Consulting é uma empresa de consultoria com a missão de capacitar empresas a aumentar a sua presença nos mercados árabes.
Em entrevista à PME Magazine, Pedro García García, diretor da MAAB Consulting, afirma que “todos os países árabes podem oferecer oportunidades para o tecido empresarial português. No entanto, há duas regiões que se destacam das restantes: os países do Magrebe e os países do Golfo”.
PME Magazine (PME Mag.) – Quando e como surgiu a MAAB Consulting?
Pedro García García (P. G. G. ) – Em 2021 detetámos que as empresas portuguesas necessitavam de encontrar novos destinos para exportar os seus produtos e serviços, tendo em conta que a maior percentagem destas exportações era para mercados tradicionais e saturados. A nossa experiência nos países da Liga Árabe permitiu-nos dar um valor acrescentado às empresas portuguesas e ajudá-las no seu objetivo de encontrar novos clientes nos 22 países árabes.
PME Mag. – No mercado árabe, quais os países com mais expressão para o mercado português?
P. G. G. – Todos os países árabes podem oferecer oportunidades para o tecido empresarial português. No entanto, há duas regiões que se destacam das restantes: os países do Magrebe e os países do Golfo. Os primeiros pela sua proximidade geográfica, factores culturais e conhecimento prévio do nosso país; e os segundos, os países do GCC*, pelo seu desenvolvimento acelerado e pela procura de novos produtos e serviços em sectores chave em Portugal, como o alimentar, a construção, os moldes, etc. Paralelamente, existem outros países que oferecem oportunidades relevantes como o Egipto, o Iraque e a Líbia, entre outros.
PME Mag. – Quais as áreas de mercado com mais potencial no mercado árabe para as PME portuguesas?
P. G. G. – Se tivermos em conta que mais de 90% dos produtos alimentares consumidos nos países do GCC são importados; que a indústria automóvel em Marrocos e na Argélia é líder mundial; que existem mega-projectos de construção civil que procuram fornecedores de design de interiores, mobiliário, têxteis, etc. em países como o Egipto, Arábia Saudita, Omã e Bahrein, verificamos que todos os sectores relevantes do tecido empresarial português têm nichos de mercado nos países que a MAAB Consulting representa.
PME Mag. – Quais as maiores dificuldades para entrar no mercado árabe?
P. G. G. – Os mercados árabes devem ser abordados de uma forma particular, uma vez que a componente pessoal se torna mais importante. Sem dúvida que as empresas portuguesas devem estar preparadas para atacar estes novos mercados com uma estratégia clara e um compromisso definido para entrar nos países árabes. Apostar numa boa comunicação na língua do país de destino, a participação em feiras internacionais onde se possa conhecer pessoalmente os potenciais clientes, a flexibilidade na negociação com os clientes árabes, etc. são algumas das chaves que podem ajudar as empresas portuguesas a ter sucesso nestes novos mercados.
PME Mag. – Como é que este mercado vê as PME portuguesas?
P. G. G. – A imagem de Portugal nos países do Magrebe é muito positiva devido ao comércio histórico com Marrocos, Argélia e Tunísia. Nos países do Golfo, tem sido feito um grande esforço diplomático para fazer crescer a marca Portugal e nos próximos anos veremos os frutos desse esforço.
Nestes três anos ajudámos muitas empresas portuguesas a internacionalizarem-se e a levarem os seus produtos e serviços para os países árabes, e acredito sinceramente que a qualidade desses produtos e serviços tem contribuído para a melhoria da imagem das empresas portuguesas e de Portugal em geral nessas latitudes.
* Países do Conselho de Cooperação do Golfo (Barém, Koweit, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos).