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Negócios com Alma: Sushi in The House

Em parceria com DIG-IN


Farid Assamo é o fundador e CEO do Sushi in the House, empresa nascida na margem sul do rio Tejo, há oito anos.

Em julho de 2016, a zona ganhava assim um serviço de entregas ao domicílio de cozinha japonesa. Dois anos depois, o Sushi in The House abria um espaço físico em Almada, na zona do Feijó, onde já é possível comer, além do serviço Take Away. Este ano o objetivo passa por abrir mais uma loja, mas apenas se os indicadores económicos forem mais favoráveis.

Com 41 anos, licenciado em Gestão de Sistemas de Informação, este português empreendedor é também apaixonado por futebol e novas tecnologias, declarando-se um “Apple Fan”.

O que vos levou a abrir o Sushi in the House (SITH)?
Farid Assamo (F. A.) – 
O SITH abriu de uma vez querer comer sushi em casa e na minha zona de residência, não existir nenhum player no mercado.


Como definem o conceito e qual o objetivo?
F. A. –
O conceito é de ter um sushi de boa qualidade, com um serviço de excelência e com um preço competitivo no mercado. A qualidade acima de tudo.

Quais as principais características do seu estabelecimento? 
F. A. – Temos um menu diferenciado, com alguma misturas de outro tipos de cozinhas (Tacos, Ceviches, etc.), restaurante com mesa o que confere uma experiência diferenciada, apesar do nosso core ser delivery e take-away.

Qual foi o momento mais marcante, até agora?
F. A. –
Não existiu nenhum momento mais marcante. Houve uma mudança de mentalidade que alterou em mim como empresário que me permitiu ver o negócio de outra forma. Isso permitiu-me abrir mais lojas, mantendo sempre a mesma qualidade e o ADN da empresa. Houve também a questão da Covid-19, que foi algo que não conseguimos controlar e um aumento drástico de faturação.


Sendo um espaço de sushi de qualidade, que práticas destacam do vosso dia-a-dia no restaurante?
F. A. – A prática mais importante é a escolha dos fornecedores e supervisão de todas as matérias primas recebidas. Sempre que não estão conforme os nossos padrões, mandamos para trás e às vezes com prejuízo para nós, mas não queremos perder a qualidade.


Quais as “almas” por trás do negócio?
F. A. – Apesar de eu ter sido o criador da marca, existem pessoas que são bastante importantes para a operação correr conforme planeado, tal como é o caso da Carina Carvoeiras e o André Vitor. Os exemplos que citei já trabalham comigo há mais de cinco anos e são o grande exemplo do ADN Sushi in The House. 


Quem são vocês? 
F. A. – É difícil falar sobre mim, mas por exemplo o André é uma pessoa bastante metódica, perfecionista e proativa. Essas são caraterísticas que dou bastante valor. No geral, a equipa é muito focada na solução. Problemas temos todos os dias, mas temos que arranjar soluções, ou no mínimo sugestões para depois decidir.


Que conselho dariam a quem está para abrir um restaurante?
F. A. – A área da restauração é uma profissão que exige bastante de uma pessoa. Tem inovado bastante nos últimos tempos como por exemplo a questão das plataformas de entregas, inovações tecnológicas, etc.

Com base na minha experiência penso que o principal conselho que posso dar é definir muito bem o cliente-tipo que se pretende atingir. Quando isso definido, todas as decisões são baseadas nisso, tais como a localização do espaço, a criação da brand, a estratégia de marketing, os produtos que pretende vender, definição do pricing, etc.


O que gostavam de dizer a quem ainda não conhece o Sushi in the House?
F. A. – Encomendem connosco e tirem as suas próprias conclusões! De certeza que não se vão arrepender.


Qual a importância da DIG-IN para o vosso negócio?
F. A. – É a ferramenta mais importante para a digitalização da nossa marca (OudareGO, no caso).


Se fizessem uma review do vosso espaço, na DIG-IN, o que escreveriam?
F. A. – Apesar do nosso foco ser delivery e takeaway, o nosso espaço de Almada é muito virado para a natureza tal como o nosso logotipo representa.

 

 

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