Por: Ana Vieira
A startup tecnológica Stonify, dedicada à transformação digital do setor da pedra natural, está presente na Web Summit Lisboa à procura de parcerias na área da construção, design e arquitetura e soluções com recurso à Inteligência Artificial.
Em declarações à PME Magazine, esta terça-feira, desde a Web Summit, João Vital, Co-Founder & CEO da Stonify explica que o objetivo da startup passa por tornar-se numa “plataforma global focada na pedra natural ornamental”, numa espécie de scan à pedra existente.
“Pretendemos que a nossa plataforma junte desde o transformador ou fornecedor ao consumidor final que pode ser desde um arquiteto, construtor ou alguém a construir a sua própria casa”, explica João Vital, salientando a possibilidade de rastrear todo o processo, desde a extração até à aplicação final.
Para tal, a Stonify desenvolveu equipamento (hardware e software), protegido por segredo industrial, que instala nas fábricas para captar e produzir imagens em alta definição.
“Todas as pedras que são produzidas numa linha de produção são digitalizadas, são introduzidas num catálogo digital que inclui todas as pedras, acessíveis a todos os nossos clientes. Queremos replicar isto em todo o mundo, criando uma base de dados que crie valor para toda a cadeia, desde fornecedores ao cliente final”, explica o CEO da empresa, salientando a sustentabilidade da operação, evitando deslocações de interessados.
Com um equipa de cinco pessoas, e sediada em Óbidos, no distrito de Leiria, em 2023 a Stonify recebeu investimento da Portugal Ventures através da iniciativa INNOV-ID.
No evento tecnológico, a Stonify pretende desenvolver parcerias com empresas focadas em soluções com recurso à Inteligência Artificial, assim como possíveis investidores para futuras rondas.
Até à próxima quinta-feira, a Web Summit Lisboa 2024 recebe 71 528 participantes, incluido CEO, startups, investidores, delegações comerciais, meios de comunicação social entre outras entidades.
O evento, com lotação esgotada, conta com a participação de mais de 3000 empresas, sendo a Inteligência Artificial o setor mais representado.