Por: Redação
As Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas ultrapassaram os 2,5 milhões de produtos vendidos na Amazon em 2023, mais 10% do que no ano anterior, o que equivale a 5 produtos vendidos por minuto, anunciou a empresa em comunicado.
Nos dados divulgados pela Amazon, referentes às vendas feitas pelas PME portuguesas em 2023, é referido também que mais de mil empresas venderam online, através da Amazon, ultrapassando os 130 milhões de euros em exportações, um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior.
Do número total das PME, mais de 70% venderam os seus produtos em pelo menos um país fora de Portugal e mais de 60% fizeram-no a nível mundial, com vendas superiores a 20 milhões de euros fora da União Europeia.
Os cinco países para os quais as PME portuguesas mais exportam foram a França, Espanha, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Os produtos mais procurados pelos clientes internacionais pertencem às categorias de beleza, artigos para o lar, computadores, mercearia e saúde e cuidado pessoal.
“Na Amazon, esforçamo-nos constantemente para desenvolver tecnologia, ferramentas inovadoras, equipas especializadas, logística eficiente e programas de formação com o objetivo de apoiar as PME que vendem na nossa plataforma, ajudando-as a crescer e a expandir. A grande vantagem da Amazon é que qualquer negócio, independentemente do seu tamanho, pode utilizá-la como um canal de vendas online, e alcançar milhões de consumidores por todo o mundo. Tudo isto sem a necessidade de investir na criação de um site, num sistema de pagamento seguro, em marketing digital para gerar tráfego ou na formação de uma equipa dedicada ao comércio internacional”, refere Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal.