Por: Redação
Com a proximidade da Black Friday e da Cyber Monday, datas dedicadas ao consumo, a empresa Sophos, especializada em soluções de segurança para ciberataques, considera este o período de mais alto risco para a cibersegurança.
Citando um relatório recente da Sophos, os e-mails maliciosos foram a segunda causa mais comum de ataques de ransomware em setores críticos, sendo responsáveis por 25% dos casos.
Ora, “naturalmente, durante os dias de pico de compras online, esta ameaça intensifica-se, à medida que a quantidade de emails promocionais que recebemos aumenta vertiginosamente”, considera a empresa em comunicado enviado às redações.
Com muitos dos trabalhadores a optarem por fazer compras a partir dos seus computadores de trabalho, “isto aumenta o risco de navegarem na Internet com menos atenção, e potencialmente exporem a organização a links maliciosos ou ataques de phishing”, aponta a Sophos.
Para minimizar o risco, a empresa aponta 10 medidas de segurança.
1. Utilizar um ad blocker – Os anúncios não apenas estão a seguir todos os seus movimentos online e a recolher informações sobre os seus hábitos que são suficientes para fazer corar até o FBI, como são também uma das principais fontes de links maliciosos e conteúdos enganadores na Internet. Se utilizar ferramentas que bloqueiam anúncios, a sua navegação será mais segura, mas também mais rápida e a utilizar menos largura de banda (uBlock Origin e o Ghostery).
2. Utilizar o modo anónimo ou de navegação privada – Para evitar que os seus hábitos e interesses de compras o sigam de website para website – e, imagine, potencialmente revelarem os presentes que pode estar a comprar para outras pessoas que utilizem o seu dispositivo! –, deverá utilizar o modo anónimo/privado. Dessa forma, bloqueará os cookies de rastreio e conseguirá que a Internet se esqueça das suas “viagens” digitais, tal como as ondas apagam as suas pegadas na areia.
3. Torne o seu browser inteligente no que toca à privacidade – A Electronic Frontier Foundation (EFF) oferece uma extensão para o browser chamada Privacy Badger, concebida para fazer automaticamente todas as escolhas corretas em matéria de navegação, mantendo a nossa privacidade e bloqueando os trackers invisíveis.
4. Evite utilizar uma mesma conta em vários serviços – Ao iniciar sessão num website de e-commerce, é muitas vezes tentador utilizar o botão “Iniciar sessão com o Facebook” ou “Iniciar sessão com o Google”. Embora demore mais alguns minutos a criar um novo login, isso proporciona mais privacidade, uma vez que não está a partilhar todos os websites onde faz compras com estes gigantes da tecnologia.
5. Utilize o login como convidado sempre que for possível – Para além de permitirem a utilização de uma conta de outros websites, muitas plataformas têm a opção de o deixar utilizar um início de sessão de convidado em vez de criar uma nova conta. Esta é uma óptima opção se não espera vir a precisar de apoio técnico ou fazer compras em determinados websites de forma recorrente. O que ganha? Menos palavras-passe, menos dados pessoais partilhados, e sobretudo menos problemas se esses websites forem hackeados.
6. Não guarde os dados dos cartões – Muitos websites de e-commerce armazenam por defeito as informações do seu cartão de crédito no seu perfil, para sua “conveniência” (ou na esperança de que volte a comprar lá). Eles não podem perder os dados que não têm, por isso não permita que guardem os do seu cartão de crédito, a menos que seja absolutamente necessário.
7. Recorra a cartões temporários – Muitas instituições financeiras oferecem atualmente números de cartão de crédito temporários ou de utilização única. Com um número de cartão de crédito descartável de utilização única, é mais fácil evitar fraudes com cartões e acompanhar quando os comerciantes partilham processadores de cartões. Pode até especificar um limite do valor da transação por número temporário para proteger ainda mais a sua conta.
8. Pague em crédito e não em débito – Os cartões de crédito oferecem uma proteção significativamente maior contra as fraudes online e, em caso de litígio, o consumidor fica numa posição de poder. Pode simplesmente não pagar a sua fatura e contestar a cobrança, em vez de deixar que os criminosos roubem diretamente o dinheiro da sua conta bancária.
9. Cuidado com as mensagens diretas nas redes sociais/apps – Com a moderna tecnologia da IA generativa, é quase trivial para os criminosos criarem uma loja online falsa e levarem as pessoas a partilharem com eles as suas informações pessoais e dados de pagamento. É mais seguro fazer compras em websites de lojas estabelecidas, ou naqueles que lhe foram recomendados pessoalmente por amigos e familiares. Muitas mensagens não solicitadas conduzem à recolha ou roubo de dados.
10. Se parecer demasiado bom para ser verdade, é porque provavelmente é mesmo – Não clique em ofertas em emails que pareçam demasiado boas para serem verdadeiras, ou que sejam de empresas nas quais não tem uma conta – podem ser mensagens de phishing que pretendem induzi-lo a clicar em links para websites falsos e maliciosos.
A Black Friday acontece no dia 29 de novembro, mas muitas marcas antecipam os descontos. A Cyber Monday, um dia dedicado exclusivamente às compras online, acontece no dia 2 de dezembro.