Por: Constança Ladeiro
A Selectra, empresa especializada na comparação e gestão de contratos de eletricidade, gás e telecomunicações, encerrou 2024 com um crescimento de quase 50% no volume de negócios em Portugal. Mais de 88 mil portugueses reduziram gastos.
Este crescimento no volume de negócios da Selectra em Portugal “deve-se à centralização das operações de Portugal em Lisboa, onde a equipa tem vindo acrescer e a especializar-se cada vez mais. Investimos fortemente na formação contínua da nossa equipa, o que tem permitido melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado”, sublinha fonte oficial em resposta à PME Magazine.
Outro fator determinante foi a diversificação dos canais de comunicação e captação de clientes, com a aposta em conteúdos otimizados e ajustados ao mercado português.
Deste modo, a Selectra ajudou mais de 88 mil portugueses a otimizar as suas despesas domésticas e reduzir custos e preocupações. No total, os clientes da Selectra em Portugal, Espanha e América Latina pouparam 80,8 milhões de euros ao longo do ano passado.
A empresa está também a preparar-se para expandir a sua presença física no país, com a abertura de um novo escritório e a contratação de novos colaboradores, prevendo-se um aumento da equipa em 40% durante o ano de 2025.
Os desafios dos consumidores passam pela falta de conhecimento na área
Muitos consumidores enfrentam desafios na gestão dos seus contratos de eletricidade, gás e telecomunicações, desde a falta de conhecimento sobre as condições contratuais, até às dificuldades em identificar oportunidades de poupança.
Em resposta à PME Magazine, fonte oficial da Selectra, explica que “as dificuldades principais incluem alterações das condições do contrato, como a mudança do tipo de instalação, a escolha da potência adequada ou a realização de leituras corretas”.
Afirma ainda que grande parte dos clientes desconhece que pode mudar de operadora sem custos adicionais e tem dúvidas sobre períodos de fidelização.
Fonte oficial da empresa relata à PME Magazine que o setor da energia foi o que gerou a maior poupança para os consumidores. “A complexidade deste setor gera mais dúvidas entre os consumidores, o que resulta num maior número de contactos para esclarecimentos sobre a gestão dos contratos de eletricidade e gás”, destaca.
No setor das telecomunicações, a poupança foi mais limitada devido aos períodos de fidelização, mas nos casos onde os clientes puderam mudar de operadora, os ganhos financeiros foram significativos.