Terça-feira, Abril 22, 2025
InícioSustentabilidadeGuerin reduz consumo de água nas lavagens em 80%

Guerin reduz consumo de água nas lavagens em 80%

Por: Redação

 

A Guerin, empresa de aluguer de carros 100% portuguesa, está a implementar um sistema de lavagem de viaturas que visa mudar a gestão de recursos hídricos no setor automóvel.

Em comunicado, a Guerin explica que, de forma a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, quer implementar um sistema de lavagem que reduzirá em 80% o consumo de água e químicos.

De futuro, a empresa pretende estender este modelo a toda a sua rede nacional, depois de ter realizado um projeto-piloto bem-sucedido no Algarve. Para tal, anunciou a expansão da tecnologia a mais nove estações, com Lisboa e Porto a receberem o novo sistema já no início do ano. Este será um investimento que chegará aos 500.000 euros.

A aposta inclui ainda as estações localizadas nos principais aeroportos do país, “onde a necessidade de eficiência operacional e sustentabilidade é ainda maior”.

Atualmente, a lavagem de um veículo ligeiro numa estação Guerin consome entre 16 a 18 litros de água e leva cerca de 20 minutos. Só na estação do Aeroporto de Faro, com uma média de 250 a 300 reservas diárias, é estimado que haja um consumo diário de cerca de 4500 litros de água.

Com o novo sistema, a empresa vai conseguir uma significativa “redução do desperdício de recursos naturais e no combate à seca, um problema global”.

Delfina Acácio, diretora geral da Guerin, considera que “a decisão de criar este sistema surgiu no Algarve com a imposição da legislação para reduzir o consumo de água e combater a seca. Com a sustentabilidade e a inovação no coração de tudo o que fazemos na Guerin, encarámos esta necessidade como um desafio e uma oportunidade para olharmos novamente para a nossa gestão de recursos”.

Além da poupança hídrica, já que “a água é aplicada diretamente com o champô e, em seguida, recolhida para um depósito de 2000 litros, onde é tratada e transformada em água limpa para reutilização”, o sistema permite também uma menor utilização de químicos, graças à calibração precisa da dosagem de sabão.

Por fim, a empresa conclui que a implementação do novo sistema implica intervenções estruturais nas estações, nomeadamente a “instalação de depósitos e grelhas no chão, canalização e as novas unidades de reciclagem e sabão”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category