De acordo com a Recomendação 2003/361/CE adoptada pela Comissão Europeia, em 6 Maio de 2003, por PME entende-se uma pequena ou média empresa que satisfaça os critérios definidos na legislação europeia. Conheça os critérios em causa.
Os principais fatores que determinam se uma empresa é uma PME (pequena ou média empresa) são o número de efetivos e o volume de negócios ou o balanço total.
(Fonte: IAPMEI)
Estes limiares dizem unicamente respeito a empresas autónomas. Uma empresa que faça parte de um grupo de empresas pode ter de incluir os dados relativos ao número de efetivos/volume de negócios/balanço total desse grupo.
Dentro do segmento das empresas de pequeno porte (micro), existe uma modalidade de empresas específicas – as start-up – associadas sempre a uma base tecnológica.
Há uma clara confusão entre empreendedorismo e startup, associando empresas recém criadas a um movimento académico na criação do seu posto de trabalho, o que não abona a favor do conceito de inovação tecnológica que as startup têm.
Agora que lhe explicámos como se tivesse cinco anos, analise os critérios em causa e posicione a sua empresa, contribuindo para uma comunicação clara do que faz e do que gera para o país.