Um estudo da Euromonitor concluiu que o mercado das cápsulas vai continuar a aumentar na indústria do café, ainda que haja espaço para o café tradicional e para os cafés de especialidade.
O estudo, apresentado no XI Encontro Nacional de Torrefatores, organizado pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), revela que, em 2016, as máquinas de cápsulas representaram 84% das vendas de máquinas, com uma penetração no mercado português de 59%.
As estimativas é de que as cápsulas registem um valor CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 3% e que cheguem aos 75% do total das vendas de café a retalho em 2021.
Segundo o comunicado, os mercados em “franco crescimento” são a Alemanha, Itália e França”.
“Na Europa foram transacionadas 2,2 milhões de toneladas de cafés; 31,2 milhões de unidades de máquinas de café vendidas; e 7 mil milhões de euros gastos em lojas especializadas em café.”
O documento adianta que “os consumidores querem cada vez mais saber o que consomem, desde a tabela nutricional à lista de ingredientes, à sua história e origem”.