Por: Jorge Carrola Rodrigues, autor e docente na Nova IMS, Universidade Nova de Lisboa
Referimos anteriormente a importância de abordar projectos de transformação digital (mas também os “mais simples” projectos de digitalização ou informatização da sua organização) com um primeiro exercício que pode ajudar muito a empresa para o médio e longo prazo. Trata-se de avaliar o posicionamento estratégico face ao mercado, suas tendências e concorrentes.
No fundo é uma avaliação de qual a vantagem competitiva que tem e pode criar para o futuro, utilizando as tecnologias de informação e comuni cação nesse propósito e não apenas como forma de informatizar processos já existentes.
Vamos voltar uns anos atrás e imaginar que temos uma loja de aluguer de vídeos… Na altura, o seu projecto de transformação de negócio e digital, no sentido de ter um serviço mais rápido para os clientes, uma maior oferta de filmes, menos custos de colaboradores, passava pela utilização de tecnologias semelhantes às usadas actualmente pelos grandes operadores logísticos – sistemas automatizados de picking dos vídeos através de reconhecimen-
to por RFID (identificação por rádio-frequência), etc, etc…mas hoje já (quase) ninguém vai a uma loja de vídeo… A oferta mudou, o modelo de negócio mudou e as lojas de alugueres de vídeo praticamente desapareceram (exemplo: cadeia Block-busters).