No âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), do PT2020, o ISQ acaba de ter aprovação para formar cerca de 9.000 empregados. Esta formação será totalmente gratuita e administrada em 400 Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) a nível nacional.
No total serão 15.000 horas de aprendizagem, que estarão disponíveis nas principais regiões do país, que se iniciaram em abril de 2017 e vão decorrer até maio de 2018, e que contribuirão para um aumento dos níveis de qualificação profissional.
As 400 UFCD estarão disponíveis no catálogo online do ISQ, sendo que qualquer indivíduo – desde que seja maior e cidadão ativo – se poderá candidatar sem qualquer custo. As áreas de formação variam entre: Eletricidade e Energia, Eletrónica e Automação, Metalurgia e Metalomecânica, Higiene e Segurança, Gestão e Administração, Comércio e Qualidade.
As ações de formação decorrerão por todo o País, nomeadamente nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Nos concelhos de Sines, Beja, Évora, Grândola, Santarém e Portalegre (Alentejo); Leiria, Coimbra, Pombal, Torres Novas, Castelo Branco, Fátima, Tomar, Aveiro, Guarda e Viseu (Centro); Vila Nova de Gaia, Guimarães e São João da Madeira (Norte).
“O ISQ, dando continuidade à sua missão de valorização das Pessoas, através da qualificação das mesmas em áreas que respondam às necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a empregabilidade, tem agora no próximo ano mais este desafio de formar 9000 ativos empregados. É para nós um grande orgulho poder contribuir para a qualificação profissional em Portugal. A aprovação deste projecto no âmbito do POISE vem reforçar os nossos créditos nesta matéria”, refere Rute Ferraz, Diretora no ISQ para a área da Formação.