Por: Redação
A quinta edição dos Heróis PME, uma iniciativa da Yunit Consulting, uma consultora nacional especializada em pequenas e médias empresas, atingiu recordes no número de candidaturas – um crescimento de 19% face ao ano anterior – e duas novas categorias. Os vencedores já são conhecidos.
O evento, que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, galardoou as empresas nas categorias Heróis PME, Sustentabilidade, Transformação Digital, Internacionalização e Startup Revelação.
“Celebramos a coragem, dedicação e altruísmo daqueles que fazem a diferença nas nossas vidas e nas comunidades em que se inserem. Que as suas histórias nos inspirem e incentivem a sermos melhores e a construir um mundo mais solidário, que reconhece e valoriza as pequenas e médias empresas, destacando as suas conquistas e resiliência”, destaca Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting.
Na categoria Heróis PME, a vencedora foi a WDMI – Dist. Material Informático Unip.,Lda. Fundada em 2011 e tendo como atividade a distribuição de equipamentos informáticos e eletrónica de consumo, cimentou, nos últimos quatro anos, a sua posição de liderança na venda de equipamentos recondicionados no mercado nacional, começando também a expandir para o mercado comunitário.
“É com muita emoção e orgulho que recebemos este prémio, o qual não teria sido possível sem o contributo incansável de toda a equipa da WDMI. Esperamos que, no futuro, outras PME como nós possam continuar a ser distinguidas”, conta Ema Dias, chief commercial officer da WDMI.
Em Sustentabilidade, a empresa portuguesa FORteams LAB arrecadou o troféu. Sediada em Vizela, começou por produzir etiquetas, evoluiu no setor têxtil e, fruto de uma real transformação que envolveu um rebranding, a criação de um departamento de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e uma redefinição de estratégia no digital, transformou-se numa PME de referência europeia em merchandising desportivo.
“Conscientes do contributo da nossa atividade, assente no setor têxtil, para a poluição do planeta, decidimos reformular o nosso modelo de produção e fazê-lo basear-se na utilização de matérias-primas recicladas e recicláveis”, revela Pedro Santos, CEO da FORteams LAB.
A Smartex.ai, PME dedicada à automação empresarial, foi a vencedora na categoria Transformação Digital. Focada no desenvolvimento de hardware e software que, com recurso a machine learning, detetam defeitos têxteis em tempo real, a Smartex.ai ajuda a indústria têxtil a diminuir o desperdício.
“Utilizar a Inteligência Artificial para reduzir o desperdício têxtil, com impactos diretos na pegada digital da indústria e na faturação das empresas, é a nossa missão”, afirma António Rocha, um dos fundadores da Smartex.ai.
Nas novas categorias introduzidas na quinta edição dos Heróis PME, os vencedores na categoria de Internacionalização foram a Domus Capital e a tecnológica Linkare TI, ex aequo.
“É com enorme satisfação que vemos reconhecido o sucesso da estratégia de internacionalização “de fora para dentro” das cervejas Quinas por esta iniciativa”, diz Sérgio Duarte, CEO da Domus Capital.
Já, para Paulo Ribeiro, CEO da Linkare TI, “esta distinção é para nós motivo de grande orgulho, não só pelo reconhecimento da nossa estratégia de internacionalização, como também pelo reconhecimento do trabalho da nossa equipa”.
Na categoria de Startup Revelação, a grande vencedora foi a escola Brave Generation Academy, onde o método de ensino desafia tudo o tradicional, uma vez que não existem horários fixos, aulas todos os dias, nem mesmo professores na sala.
“É com muito gosto que aceitamos este prémio e que esperamos que possamos ver, no futuro, também alunos da Brave Generation Academy reconhecidos como Heróis PME”, anseia Sofia Borges, head of education da Brave Generation Academy.
A edição deste ano dos Heróis PME contou com duas novas categorias, a da Internacionalização e a da Startup Revelação. A iniciativa, lançada em 2016, tem permitido divulgar e premiar os melhores projetos de inovação e de empreendedorismo em Portugal. Este ano, o embaixador foi Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova.
O evento contou com o apoio da VICTORIA Seguros, a SoftFinança, a SAGE, a PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, a Ticket Serviços, a Sair da Casca, a ActionCOACH, a Startup Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.