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“A atenção dos CTT às PME é cada vez maior e mais cuidada”

Por João Sousa – Administrador nos CTT

A economia portuguesa é fortemente impactada pelas Pequenas e Medias Empresas (e também micro empresas), que representam cerca de 99% do nosso tecido empresarial, segundo dados do IAPMEI – e são responsáveis por perto de 80% do emprego e mais de metade do volume de negócios gerado pelas empresas com sede em Portugal.

Ainda assim, os empresários portugueses enfrentam sérias dificuldades: desde o acesso ao financiamento a entraves burocráticos, passando por dificuldades no acesso a fundos comunitários para o desenvolvimento dos seus negócios.

Uma das grandes dificuldades das PME é encontrar a forma certa de se fazerem ouvir, de divulgarem os seus produtos e serviços às pessoas certas, no momento certo, de forma eficaz e com os menores custos possíveis. As PME portuguesas, que operam no desafiante contexto em que hoje vivemos, sentem uma constante necessidade de reinvenção e de encontrar novas formas de se fazerem ouvir, muitas vezes em mercados onde a concorrência é feroz. É preciso inovar, arriscar, pensar fora da caixa e procurar formas eficazes de mostrar os produtos e serviços.

Os CTT, fruto da sua enorme capilaridade na rede de retalho, uma das maiores do país, e da forte proximidade aos portugueses, são um importante ponto de contacto e de apoio ao negócio das nossas PME. E também, tal como muitas outras empresas, se está a reinventar e reposicionar, reforçando o seu posicionamento de operador global: um operador de entrega total, das cartas às encomendas, das pessoas às empresas. 

A nossa atenção às PME é cada vez maior e mais cuidada. A reorganização da nossa área de B2B implementou um modelo comercial organizado por segmentos de cliente, criando uma área dedicada às Pequenas e Micro Empresas, preparado para atender às suas necessidades e com gestores comerciais dedicados e especializados. Esta reorganização é transversal à organização, da gestão de produto ao suporte comercial e ao apoio ao cliente.

Por outro lado, os CTT já há muito que estão dedicados em oferecer soluções que ajudem as empresas a dar a conhecer os seus produtos ou a facilitar os seus processos logísticos. A nossa área de negócio de soluções empresariais está preparada para apoiar as empresas, sejam grandes sejam pequenas ou micro – que representam a grande totalidade do nosso tecido empresarial e têm necessidades muito diferentes de uma grande empresa – , com soluções de negócio voltadas para toda a cadeia logística, do envio à entrega, passando pela gestão de documentos, da digitalização à impressão e envelopagem, soluções viradas para o e-commerce e para o retalho físico ou para setores com necessidades de envio especificas, como é o caso do setor dos vinhos ou do mercado livreiro. 

Na logística, uma dificuldade para muitas empresas, sobretudo as que querem reduzir ao máximo os custos internos, existem soluções de outsourcing, como é o caso do CTT Soluções de Logística, que fornece soluções integradas de armazenamento, preparação e entrega; ou o CTT Publicidade, que vai dos brindes publicitários e outras soluções de publicidade, com o objetivo de fazer chegar as campanhas das empresas às pessoas certas.

Queremos ser o parceiro de referência das empresas nacionais num leque alargado de produtos e serviços, das grandes às nano empresas, apoiando os empresários nas suas necessidades de negócio e acreditamos que este novo posicionamento dos CTT permitirá um apoio mais eficaz ao tecido empresarial nacional, do negócio à divulgação.