Por: Joana Mendes
Atualmente, muitas empresas enfrentam o desafio de reter funcionários que têm responsabilidades familiares e que procuram estabilidade profissional e pessoal. A JOBATUS, uma plataforma que ajuda na procura de emprego em Espanha, analisou a crescente tendência das empresas que oferecem creches no local de trabalho para os filhos dos seus funcionários.
Segundo os dados do estudo, as empresas estão cada vez mais a adotar a prática das creches no sentido de contribuir para o bem-estar e para a satisfação dos seus colaboradores. A implementação destas instituições no local de trabalho são uma forma de ajudar os pais a equilibrar a vida profissional e familiar, bem como atrair novos talentos.
Os colaboradores podem assim deixar os filhos na creche durante o dia, o que lhes permite conciliar as responsabilidades do trabalho com o cuidado dos mais novos.
Ao implementar políticas e benefícios que suportem o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, as empresas podem não só melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários, como também melhorar a sua produtividade e rentabilidade.
Várias empresas, como é o caso da Google, Microsoft, IKEA e Danone, já foram pioneiras na implementação desta prática, e com a qual revelaram ter um impacto positivo na vida profissional dos seus colaboradores.