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A nossa inovação tem sido na qualidade e diversidade de produtos

“A nossa inovação tem sido na qualidade e diversidade de produtos”, Pedro Mascarenhas

A Alves Bandeira entrou no mercado português em 1975. Empresa 100% nacional conta atualmente com uma crescente rede de postos de abastecimento (cerca de 160), distribuída de Norte a Sul de Portugal Continental. Identificam-se pela sua política de proximidade, profissionalismo, serviço e atendimento de excelência e um foco total no cliente.

Já o Grupo Alves Bandeira resulta de uma fusão inesperada de 3 concorrentes no setor dos combustíveis. Hoje é composto por 16 empresas, tendo como negócio core o fuel, ou seja, combustíveis. Neste setor, opera com duas empresas – a Alves Bandeira e Petroibérica – que representam cerca de 5% da quota de merca.

Converámos com Pedro Mascarenhas, Diretor de Marketing da Alves Bandeira, sobre a empresa e os próximos passos.  

PME Mag: São uma empresa familiar. Há mais confiança em manter estes negócios em família? Como é gerir um negócio familiar?

Pedro Mascarenhas: Como disse, o Grupo Alves Bandeira surgiu da fusão de três empresas, entre elas duas empresas familiares:

A família Cassiano Alves Bandeira com mais de 50 anos de experiência, resultando numa equação de valor assente na solidez financeira, acumulação de capital e estabelecimento de fortes relações com os seus colaboradores. A família Monjardino com mais de 110 anos de experiência, resultando numa equação de valor assente na longevidade, adaptabilidade, rentabilidade acionista e gestão de relações com parceiros e ainda Francisco Mascarenhas e João Pedro Justo, com mais de 20 anos de experiência com origem na Petroibérica SA, resultando numa equação de valor assente em rentabilidade, forte foco no cliente e exigência de produtividade e qualidade dos seus colaboradores.

Em todos os casos com competências específicas no negócio de Petróleo e com enorme complementaridade do conhecimento acumulado.

Como já o dizemos com a nossa missão: “Queremos gerir todos os negócios do grupo e as empresas que os corporizam, com uma preocupação de rentabilidade, continuidade e sustentabilidade, tendo como princípio base a criação de valor para os acionistas e a satisfação de todos os nossos stakeholders. Pretendemos atingir esse objectivo com uma gestão profissionalizada, fomentando o desenvolvimento de elites familiares, de modo a garantir a continuidade dos negócios e do Grupo.”

PME Mag: Como é que se distinguem de outras empresas no mesmo setor?

P.M: Tal como referi anteriormente: com uma política de proximidade, serviço e atendimento de excelência, profissionalismo e um total foco no cliente.

Para além disso, tendo o nosso foco no cliente, posso afirmar que o nosso principal trunfo é continuarmos a ser sempre fiéis aos nossos princípios. Não queremos ser os maiores, mas sim os melhores em cada zona onde estamos presentes.

Ainda, é de realçar, como comprova a fusão realizada há 5 anos, que temos uma clara preferência por cooperar ao invés de competir. Nesse sentido, desenvolvemos centenas de parcerias locais com o objetivo de ajudar a comunidade onde estamos inseridos.

Por fim, e porque eles são o motor da empresa, uma palavra de agradecimento aos mais de 400 colaboradores da Alves Bandeira. Também eles são um verdadeiro fator de diferenciação.

PME Mag:  Sendo uma empresa familiar quais os maiores desafios?

P.M: A sustentabilidade dos negócios a longo prazo é um desafio comum dos três acionistas. Temos uma procura constante de crescimento e de economias de escala, de modo a permitir uma melhoria de rentabilidade dos ativos, num negócio de capital intensivo, tendo um enorme foco no cliente que é o principal aliado nesta estratégia.

Temos o desafio de oferecer uma equação equilibrada de preço/qualidade ao cliente, aliada a uma cultura de proximidade e de relacionamento empático, como contraponto da lógica de “discount”, não deixando de ser competitivos.

Privilegiamos relações longas, mutuamente proveitosas, seja com colaboradores, seja com parceiros. Tudo isto feito num entendimento de grande lealdade e respeito pelas necessidades e interesse dos outros.

Como tal valorizamos profundamente os colaboradores na medida em que as empresas são tão mais competitivas e produtivas, quanto melhores forem os seus quadros (acionistas ou não)

PME Mag: Como conseguem inovar com o passar dos anos?

P.M: Efetivamente não é fácil, como a maioria das empresas nacionais noutros setores. Com mais de 40 anos de história podemos dizer que a nossa inovação tem sido sempre na qualidade e diversidade de produtos e serviços que dispomos ao cliente.

Nos últimos anos, e com uma forte tendência de crescimento, o setor Non-Fuel, das lojas, tem ganho cada vez mais importância como negócio. Neste sentido, iremos também lançar um posto diferenciador em Albergaria-a-Velha que, certamente, de futuro, replicaremos em outros lugares.

PME Mag: Consideram-se empreendedores pela vossa história e metas alcançadas?

P.M: Sem dúvida. Empreender é realizar algo novo, diferenciador ou inovador, dentro de uma empresa, mercado ou sociedade. Nesse sentido, podemos dizer que o Grupo é um verdadeiro case de empreendedorismo que se inicia na história de cada uma das pessoas e empresas que efetivaram esta fusão. São muitos anos de história e experiência acumulada. De 1 pessoa passámos a mais de 700. Estamos entre os 50 maiores económicos do país e queremos continuar a dar seguimento a esta linha de crescimento.

PME Mag: Estão em 160 postos em todo o país. Como foi este plano de expansão pelo país? Olham para o mercado internacional?

P.M: A expansão é sem dúvida um dos objetivos da Alves Bandeira. O crescimento da rede para a Alves Bandeira, assim como em outros negócios de distribuição, é um fator determinante que nos permite abrir novos mercados e chegar a novos clientes.

Os postos de abastecimento, e em especial os da AB, funcionam como um serviço à população local que vive em seu redor, que passa diariamente pelo posto ou aqueles que estão apenas de passagem. Isto porque além de combustível, os nossos postos oferecem serviço de cafetaria, alimentação, bebidas, bazar (oportunidades), lubrificantes, imprensa, acessórios auto e entre outros.

Para os clientes frota, que são um segmento muito importante no nosso negócio, o crescimento da nossa rede tem sido também determinante na escolha pela nossa marca, associado a fatores de diferenciação que possuíamos como a proximidade, atendimento personalizado, linha de apoio dedicada e um serviço de excelência a este setor.

Em termos internacionais, enquanto Grupo Alves Bandeira, atuamos no mercado global como um importante revendedor internacional nos setores de pneus e lubrificantes.

A Alves Bandeira International tem escritórios de representação nos Emirados Árabes Unidos e Angola, assegurando a sua operação global a partir da nossa base em Portugal

PME Mag:  Como surge o programa de fidelização “Pontos AB”?

P.M: O programa «Pontos AB» vem reforçar o posicionamento de proximidade da Alves Bandeira com o cliente dando-lhe ainda mais motivos para se relacionar com a marca. O objetivo deste programa é, assim, unirmos os pontos, somando um conjunto de vantagens únicas, a pensar nos atuais e novos clientes. Temos claro o nosso propósito: que os portugueses nos vejam sempre como “um amigo no seu caminho”.

Tendo como base uma mecânica de premiação pelos consumos realizados em produtos de loja e combustível, o programa Pontos AB atribui pontos por abastecer e adquirir produtos nas lojas Bluemarket.

Por cada abastecimento nos postos Alves Bandeira aderentes ao programa e em compras nas lojas de conveniência Bluemarket, acumulam-se pontos. Explicando ponto por ponto, 1 litro de combustível equivale a 10 pontos no cartão, ou 5 pontos no caso da apresentação do cartão abFrota, e por cada 1€ gasto em loja recebe 5 novos pontos.

Os pontos depois podem ser convertidos em descontos no combustível, nas centenas de artigos à venda nos postos e lojas Bluemarket e, também, nos mais de 15.000 produtos disponíveis na loja on-line . Além disso, se o abastecimento for igual ou superior a 25€ o cliente fica habilitado ao sorteio mensal de 1.000€ em combustível e a um automóvel no final do ano.

PME Mag:  Quais os próximos passos para a Alves Bandeira?

P.M: Com uma rede de cerca de 160 postos pretendemos no próximo triénio chegar aos 200. Pretendemos também crescer a nossa rede de lojas e aumentar os produtos e serviços disponíveis.

Na área da fidelização, com o lançamento do programa “Pontos AB”, queremos sedimentar a nossa posição como um dos maiores players no que concerne a cartões de frota e de fidelização.