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Cooltra
Luís Cancela, Regional Manager da Cooltra em Portugal (Foto: Divulgação)

“A nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de mobilidade sustentável e eficiente” – Luís Cancela

Por: Marta Godinho

A Cooltra é, mais do que uma empresa de aluguer de motociclos e scooters, uma empresa que procura implementar soluções de mobilidade ao alcance de tudo e de todos com respostas mais sustentáveis, seguras e eficientes. Em entrevista à PME Magazine, Luís Cancela, regional manager da Cooltra em Portugal, fala-nos um pouco sobre a empresa, os seus padrões de sustentabilidade e novo serviço de privatesharing e as perspetivas da empresa para a chegada do novo ano.

PME Magazine (PME Mag.) – Como é que carateriza a sua empresa?

Luís Cancela (L.C.) – Cooltra nasceu em 2006 em Barcelona como um grupo comprometido com a ideia de transformar as cidades em locais mais sustentáveis, seguros e eficientes. Pouco a pouco, começamos a implantar soluções de mobilidade ao alcance de todos, respondendo a qualquer necessidade, tornando-nos assim numa empresa líder a nível internacional graças à criação de novos modelos de aluguer que se expandiram por toda a Europa: o sharing e o aluguer de veículos sobre duas rodas para particulares, empresas e entidades de administração pública.

PME Mag. – Qual foi o grau de facilidade em trazer um projeto destes para Portugal?

L.C. – Podemos dizer que foi um passo quase natural. Isto, por um lado, devido à proximidade geográfica com Espanha, e por outro, pelo facto de ter um clima bastante favorável. Essencialmente, estes foram os dois fatores-chave que levaram a Cooltra a apostar no mercado português, onde chegou em 2017.

PME Mag. – Como é que se mantêm uma empresa focada em sustentabilidade nos dias de hoje?

L.C. – A nossa missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma mobilidade mais sustentável e eficiente. Para isso, oferecemos soluções de mobilidade que contribuem para melhorar o ar nas cidades onde estamos presentes, graças aos nossos veículos elétricos que, além disso, contribuem para descongestionar o trânsito e reduzir o ruído das ruas. Esta missão, quando começámos há 16 anos, era quase utópica, mas, atualmente, não só o conseguimos, como é um objetivo partilhado pelos cidadãos e pelas administrações públicas. Isto faz com que a nossa empresa seja escolhida por milhões de pessoas e por centenas de empresas e entidades públicas, em toda a Europa para eletrificar a sua mobilidade. Não só partilham a nossa missão, como apoiam a nossa causa usando os nossos serviços.

PME Mag. – De que forma é que funciona o vosso novo serviço de privatesharing?

L.C. – Temos 3 modalidades para empresas: Por um lado, temos o privatesharing, através do qual uma empresa tem o seu próprio serviço de sharing (motos e bicicletas elétricas) privado. Colocamos à disposição uma frota de veículos, uma app de gestão própria, capacetes, entre outras vantagens, para as empresas usarem como quiserem/necessitem. Por outro, oferecemos sharing para empregados, ou seja, são tarifas fixas para empresas, para que os seus empregados possam circular com nosso serviço de sharing. Estamos em 7 cidades europeias com uma frota de quase 10.000 motos elétricas. Em Barcelona, temos também um serviço de bikesharing de 650 bicicletas. Também disponibilizamos crédito para funcionários . Na prática, as empresas compram crédito (1.000, 5.000. 8.000 euros, valor à medida) e repartem pelos seus empregados ou clientes como quiserem. Pode até ser um presente da empresa.

PME Mag. – Quais são as expetativas quanto a este novo serviço?

L. C. – Esperamos ajudar as empresas a ter acesso a condições de mobilidade sustentável para os seus colaboradores. É um serviço que está preparado para satisfazer as necessidades das empresas e dos seus colaboradores. Isto porque, além de possibilitar uma melhor eficiência da mobilidade pessoal e profissional, tem incluídos serviços associados ao uso dos veículos, nomeadamente o seguro contra terceiros (para as motos), as revisões e manutenções, a assistência em viagem, o capacete e ferramentas de telemática (GPS). Tudo isto, numa única mensalidade.

PME Mag. – Os veículos utilizados estão em conformidade com os valores e princípios da Cooltra?

L. C. – Toda a frota disponível é elétrica, por isso está conforme os valores e princípios da Cooltra. A Cooltra sempre assumiu um forte compromisso com a sustentabilidade, através da promoção da mobilidade elétrica, mais eficiente e amiga do ambiente, contribuindo assim para melhorar a qualidade da cidade.

PME Mag. – Sente que ainda existe muita coisa a fazer quanto a questões de sustentabilidade por parte das empresas portuguesas e espanholas?

L. C. – Apesar da sustentabilidade ser uma preocupação crescente na nossa sociedade e economia, ainda há muito por fazer. Mas, consideramos que estamos no caminho certo. Estamos empenhados em sensibilizar empresas e entidades em adotar medidas que lhes permita ter uma atividade mais sustentável. Por isso, a Cooltra está sempre a inovar e a desenvolver serviços para oferecer soluções, tanto a particulares como empresas ou administração pública, que permitem mudar os seus hábitos em prol de uma mobilidade mais ecológica.

PME Mag. – Que valores destaca para empresas que decidam apostar mais na sustentabilidade?

L. C. – Os valores de uma empresa são os princípios, as motivações que determinam a sua gestão, as ações e comportamentos de todos os que dela fazem parte e que são a base de qualquer cultura organizacional. Mas acima de tudo, são empresas que se preocupam com o impacto que a sua atividade tem no meio ambiente, adotando práticas que minimizam a sua pegada ecológica. A sustentabilidade pode ser suportada por três pilares: ambiental, social e governança. Compete a cada empresa assumir o compromisso de os desenvolver alinhados com esta preocupação.

PME Mag. – Quais são as vossas perspetivas para 2023?

L. C. – Para 2023, a nossa ambição é continuar a crescer em todas as nossas áreas de negócio, consolidar a nossa presença nos 8 países europeus onde operamos e desenvolver o nosso plano de expansão. Com 2022 a terminar, o Grupo prevê ultrapassar os 45 milhões de euros em receitas, o que será um ano recorde na sua história. Em 2021, já tínhamos tido uma faturação global de 31,7 milhões de euros, o que representou um crescimento de 44% face ao ano anterior, colocando a empresa em níveis pré-pandemia.