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Joana Santos
Joana Santos, diretora de recursos humanos da Anturio (Foto: Divulgação)

“A satisfação dos colaboradores é basilar” – Joana Santos 

Por: Eduarda Coelho

A Anturio Business Software, empresa especializada em softwares de gestão para empresas, tem-se destacado pela expansão e internacionalização das suas atividades. A empresa conta com cerca de 50 colaboradores e anunciou a abertura de um novo escritório em Aveiro, contando agora com seis ao todo em território nacional. A adoção de “escritórios virtuais” tem, também, potenciado a expansão da empresa a partir da possibilidade de contratação em vários pontos do país e até mesmo além-fronteiras. 

Em entrevista à PME Magazine, Joana Santos, diretora de recursos humanos da Anturio, explica as estratégias de expansão e internacionalização da empresa, passando pela adoção de “escritórios virtuais” em prol de uma maior proximidade com os clientes.  

PME Mag. –  Qual a razão para abrirem um novo escritório em Aveiro?

J. S. – O escritório de Aveiro é fundamental para um acompanhamento mais próximo aos clientes.   Após a abertura do escritório do Porto em 2018, o número de clientes cresceu na zona norte do país e, com potencial à vista, sentimos a necessidade de aumentar a nossa equipa de colaboradores. Para tal, abrimos este ano o escritório de Aveiro, a fim de reforçar a nossa presença junto dos nossos clientes. Com abertura em 2022 do novo escritório em Aveiro passamos a contar com seis escritórios em Portugal – Funchal, Setúbal, Faro, Aveiro, Lisboa e Porto, sendo estes dois últimos, os maiores, devido também à atividade económica das grandes áreas urbanas. Para além dos escritórios físicos, a nossa metodologia de trabalho passa por ter um escritório virtual, que abre a possibilidade de contratação em vários pontos do país, até mesmo a nível internacional. Neste momento, temos vários colaboradores a trabalhar remotamente em zonas distantes dos nossos escritórios, este modelo de trabalho só é possível graças à criação de um escritório virtual onde conseguimos ter exatamente a mesma proximidade com todos os colaboradores da Anturio.

PME Mag. No ranking da Great Place to Work 2022, na lista de melhores lugares para trabalhar em Portugal até 50 colaboradores, a Anturio surge em primeiro lugar. Qual a importância deste reconhecimento para a vossa empresa?

J. S. Receber o primeiro lugar da Great Place to Work 2022 é uma enorme alegria e uma inspiração para todos os que colaboram na empresa. É um reconhecimento de todo o esforço que temos realizado ao longo destes 13 anos de existência e de todo o trabalho desenvolvido diariamente, em prol de um objetivo comum. No entanto, este trabalho nunca acaba e pode alterar-se todos os dias. As expectativas mudam, as necessidades também, e como tal, a Anturio tem como missão principal continuar envolvida nesta contínua mudança ao lado dos melhores profissionais. Esta congratulação tem um significado muito grande, pois todos os dias existe um enorme esforço para que a nossa equipa tenha um sentimento de dever cumprido. O objetivo principal da liderança da empresa é assegurar a felicidade de cada colaborador que trabalha connosco. Afinal, apesar de a qualidade dos resultados depender de vários fatores, a satisfação dos colaboradores é basilar – ganhar este prémio é a concretização do esforço diário que iremos continuar a desenvolver.

PME Mag. – O que representa o valor proximidade para o vosso negócio?

J. S. – A abertura do escritório de Aveiro está em linha com a estratégia de proximidade da Anturio. Esta região tem um enorme potencial, por isso, estabelecemos uma equipa sénior completa para dar resposta às empresas da região, aplicando as melhores práticas de software de gestão, onde destaco as nossas áreas verticais de distribuição, construção, produção e TI. Temos a certeza de que esta será a equipa que vai ajudar as empresas da região a gerir os seus negócios da melhor forma.

PME Mag. – A vossa empresa está também a internacionalizar-se para Espanha. Qual o impacto deste passo para a empresa?

J. S. – A Anturio está a retomar e a adaptar a estratégia de internacionalização definida em 2019, com grandes ambições com a internacionalização nos próximos três anos. De acordo com esta estratégia, pretendemos conquistar a Espanha em primeira linha e, para este efeito, estamos a adaptar a entrada neste mercado competitivo a partir da recuperação das parcerias nacionais. As novas webapps – distribuição, construção e produção – desenvolvidas pela Anturio foram pensadas para uma integração fácil e ágil em qualquer mercado.

PME Mag. – Quais os vossos principais objetivos?

J. S. – Estamos alinhados com os objetivos de crescimento acima de 20%. Todavia, nos últimos meses, o mercado tem vindo a mudar – a incerteza da guerra, a crise logística mundial, a demora dos apoios da “bazuca” estão a adiar a decisão de investimento das empresas. Felizmente, trabalhamos numa área em que o resultado do nosso trabalho melhora processos, controlo, acesso a informação e, consequentemente, uma melhor tomada de decisão. A nossa expectativa é superar os objetivos definidos.

PME Magazine –  A Anturio está a recrutar?

J. S. Com o crescimento do número de projetos, estamos neste momento a recrutar para team coordinator service, senior consultant PHC e técnico de hardware/sistemas.

PME Mag. –  Quais os planos da empresa para o futuro?

J. S. – Os nossos planos para o futuro passam essencialmente pelo crescimento a todos os níveis, não só a nível do nosso parque de clientes, como também a nível de profissionais altamente qualificados. Concomitantemente, temos a nossa estratégia que passa pela proximidade com os nossos clientes e pelo desenvolvimento de webapps que visam a integração ágil a um software que permite a adaptação à realidade dos nossos cliente.