Home / Destaques / “A utilização da madeira é uma tendência na construção” – Miguel Amaral
Miguel Bravo Amaral
Miguel Bravo Amaral, Co-fundador e Diretor Comercial na Odum (Fonte Divulgação)

“A utilização da madeira é uma tendência na construção” – Miguel Amaral

Por: Ana Vieira

 

Miguel Bravo Amaral e Vasco Baptista são amigos e fundadores da Odum, uma empresa de construção que promete contribuir para um mundo mais sustentável e em harmonia com a natureza. Inspirados pelo norte-americano Eugene Odum, apontado como o pai da Ecologia, recentemente decidiram apostar numa série de casas modulares exclusivas, as “Terra”.

Perante os altos preços e a falta de casas em Portugal, em entrevista à PME Magazine, Miguel Bravo Amaral, co-fundador da Odum, não tem dúvida que as “casas modulares são uma ótima solução para satisfazer esta necessidade dos portugueses, pela sua versatilidade e qualidade”.

 

PME Magazine (PME Mag.) – Como se pode definir a Odum?
Miguel Bravo Amaral (M. B. A.) – A Odum é uma startup de construção em madeira com forte preocupação ambiental. Dentro do que é a sua oferta de produtos, disponibiliza casas e soluções de habitação com um conforto e qualidade superiores, para vários estilos de casas, das tradicionais por projeto às modulares, às móveis e às tendas, porém é também uma referência na construção de outros produtos, tais como, decks, pérgolas, vedações, etc.

PME Mag.- Há um mercado em Portugal para este tipo de casas?
M. B. A. – Há, sem dúvida, um mercado para este tipo de casas, pois atualmente existe uma lacuna na oferta de habitação em Portugal e as casas modulares são uma ótima solução para satisfazer esta necessidade dos portugueses, pela sua versatilidade e qualidade.

O mercado encontra-se em franca expansão neste setor, por vários motivos, principalmente porque a utilização da madeira é uma tendência na construção, tendo em conta a sua versatilidade, durabilidade e potencial; porque é utilizado um material ecológico e em que se consegue construir com maior rapidez em comparação aos materiais utilizados tradicionalmente.

PME Mag. – Como é que a Odum garante que consegue cumprir os prazos e o orçamento acordado?
M. B. A. – A Odum promove uma relação de confiança e transparência com os seus clientes, e conta com uma equipa de profissionais com mais de 20 anos de experiência no setor, o que nos permite prever antecipadamente as derrapagens que habitualmente acontecem. Assim, o nosso objetivo, mais do que faturar, é corresponder às expectativas dos clientes e assegurar uma qualidade superior em cada projeto que entregamos.

PME Mag. – Qual a inspiração para as casas modulares exclusivas “Terra”? E que características têm?
M. B. A. – A nossa inspiração é a madeira, a nossa matéria-prima. Sendo este o material de eleição, e que tanto privilegiamos e respeitamos, quisemos homenagear o planeta que permite que façamos o nosso trabalho e que disponibiliza a madeira que usamos. Sempre com o compromisso da sustentabilidade, que tanto depende do ecossistema terrestre.

As casas “Terra” têm como principais características um conforto térmico e acústico que se consegue graças ao isolamento que usamos; a funcionalidade e simplicidade exemplar para quem os habita; um design consensual e apelativo; bem com uma série de vantagens na construção que simplificam a sua construção e que nos permite ter uma rapidez de construção inigualável.

PME Mag. – Que tipo de licenciamento é necessário para este tipo de casas?
M. B. A. – O licenciamento é idêntico a qualquer projeto de habitação. Para além da construção propriamente dita, na Odum também fornecemos os projetos para a legalização da construção.