Por: Marta Godinho
A Cepsa e a EDP assinaram, recentemente, um acordo de forma a que em conjunto colaborem na produção de hidrogénio verde em grande escala na Baía de Algeciras, na região da Andaluzia, em Espanha. Esta zona é conhecida pela forte presença de ambas as empresas e um forte compromisso com a comunidade local.
A EDP junta-se como parceira num projeto para desenvolver até 1 GW no Campo de Gibraltar (Cádiz), no âmbito do Vale Andaluz de Hidrogénio Verde, o maior projeto de hidrogénio verde da Europa promovido pela Cepsa. Este acordo também inclui o fornecimento de eletricidade de origem renovável e a possível colaboração para produzir combustíveis marítimos sustentáveis (amoníaco verde e metanol).
Este acordo representa a ambição das duas empresas no sentido de acelerar a descarbonização da economia, da indústria e dos transportes pesados terrestres, aéreos e marítimos. Para além disto, o principal objetivo deste acordo é maximizar as complementaridades e sinergias do seu conhecimento do setor, das suas capacidades técnicas e da proximidade das suas instalações.
“Este acordo com a Cepsa é um importante marco para a reconversão da central térmica da EDP em Los Barrios e para promover a descarbonização industrial através do hidrogénio verde, sendo mais um passo para reforçar a independência energética na Europa”, afirma Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP.
“Para acelerar a transição energética é necessário procurar aliados e sinergias que nos permitam avançar neste processo de forma ágil e competitiva. Com esta ambição em mente, assinamos hoje este acordo com a EDP, uma das empresas líderes mundiais na produção de energias renováveis, que nos fornecerá a eletricidade de que necessitamos para produzir hidrogénio verde de forma competitiva”, acrescenta Maarten Wetselaar, CEO da Cepsa
Esta aliança pertence à estratégia da Cepsa para 2030, Positive Motion, através da qual a empresa se está a tornar uma referência na transição energética, liderando a mobilidade sustentável em Espanha e Portugal e a produção de hidrogénio renovável e biocombustíveis avançados para promover a descarbonização dos seus clientes e da sua própria atividade.
Para além da Cepsa, também a EDP, dentro da sua missão de liderar a transição energética, apresenta um plano único de projetos em Espanha para transformar as suas centrais térmicas em locais ligados às energias renováveis, hidrogénio verde, armazenamento de energia e a flexibilidade do sistema elétrico. Neste seguimento, esta aliança facilitará a reconversão da central termoelétrica da EDP em Los Barrios (Cádiz) num centro de produção de hidrogénio verde.
É de reforçar que este acordo vem contribuir para diversos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como os ODS 7 (energia acessível e limpa), 8 (trabalho decente e crescimento económico), 12 (produção e consumo responsáveis) e 13 (ação climática).