Home / MERCADO / ECONOMIA / AEP leva seis empresas portuguesas à maior feira de construção da Arábia Saudita
AEP e 6 empresas da construção procuram negócios em Riade
AEP e seis empresas da construção procuram negócios em Riade (Foto: Unsplash)

AEP leva seis empresas portuguesas à maior feira de construção da Arábia Saudita

Por: Joana Mendes

A AEP (Associação Empresarial Portuguesa) organizou a presença de seis empresas portuguesas que procuram negócios em Riade, na Arábia Saudita, no decorrer da Big 5 Saudi, a maior feira de construção, materiais de construção, pedras e rochas ornamentais, tecnologias e ambiente daquele país, que acontecerá de 18 a 21 de fevereiro.

De acordo com o comunicado enviado às redações, a Arábia Saudita é um país que se encontra num processo de desenvolvimento e e diversificação da sua economia e possui uma das 20 maiores economias mundiais, sendo que a economia do mesmo é considerada a maior potência do mundo árabe, estando inserida num mercado altamente competitivo.

“Desde 2008 que a AEP desenvolve uma estratégia de abordagem ao mercado saudita. Através da participação em diversos eventos, nomeadamente para o setor da construção/materiais de construção, continuamos a apostar num dos maiores e mais promissores mercados de todo o Golfo Arábico. O programa governamental de obras públicas da Arábia Saudita apresenta oportunidades para as empresas nacionais, o setor privado está em expansão e o consumo deverá acompanhar o crescimento da população”, declara Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

O número de presenças esperado é superior ao ano de 2022, em que foram contabilizados 400 expositores, de 35 países, com 22 mil visitantes. O projeto BOW – Business on the Way, promoveu a participação de mais de 200 empresas em 28 ações e em mercados distintos. Em 2023, são aguardados 500 expositores, de 40 países, e em torno de 28 mil visitantes.

Esta é a segunda vez que a AEP estará presente no evento e, desta feita, irá contar com seis empresas nacionais, nomeadamente, A Cimenteira do Louro, Balanças Marques, Carfel, Gec, Mocapor e MVC-Mármores de Alcobaça.

Nesta feira internacional, os projetos públicos e privados incidem na construção de infraestruturas, tais como metro, estradas, residências, hospitais, escolas e rede de fornecimento de água e eletricidade.