Por: Joana Mendes
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e cinco empresas nacionais do setor do retalho estão na maior feira de comércio na feira EuroShop, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março.
Esta feira acontece de três em três anos e é considerada a maior feira do mundo no setor do retalho, esgotando o recinto da Messe de Dusseldorf. O espaço de exposições é uma oportunidade para as empresas portuguesas que integram a AEP revelarem os seus produtos, apresentarem as últimas novidades e estabelecerem contactos.
Há vários anos que a AEP trabalha o mercado alemão, contudo, esta é a primeira participação na EuroShop e com cinco empresas nacionais, relacionadas com a fabricação de equipamento não doméstico para refrigeração e ventilação e de indústria de iluminação, soluções em tecnologia da informação e sistemas de refrigeração ligado ao setor alimentar.
“A Alemanha é um dos principais parceiros de Portugal, mas obriga a uma abordagem estruturada e persistente. É um mercado que continua a apresentar oportunidades de negócio em diferentes áreas. Para além disto, não podemos esquecer que a Alemanha tem uma indústria com uma dimensão importante e uma forte dependência das exportações”, declara Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Em 2022, a AEP, através do projeto BOW – Business on the Way, promoveu a participação de mais de 200 empresas em 28 ações, entre feiras internacionais, missões empresariais, em 19 mercados distintos. A participação na feira EuroShop está incluída no projeto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela AEP, no âmbito do Portugal 2030 e do Compete 2030.