Por: Mariana Barros Cardoso
A Fundação AFID Diferença candidatou-se às Academias do Conhecimento, iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o projeto “Comunica-te” que se destina a pessoas com deficiência e jovens com necessidades educativas especiais (NEE).
“Comunica-te” é apresentado pela Fundação AFID Diferença, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e com o Observatório dos Direitos Humanos, e destina-se a pessoas com deficiência e jovens com necessidades educativas especiais (NEE) e respetivos cuidadores.
O objetivo é “melhorar a comunicação, adaptabilidade e resolução de problemas, criando, ainda, estratégias comunicativas focadas no reconhecimento e na distinção entre a explicação e a narração, capacitando a intervenção técnica e especializada através de instrumentos ou ferramentas facilitadoras”.
O projeto encontra-se já na segunda fase da candidatura pelo que a Fundação AFID Diferença apela à ajuda de todos os que possam, através do voto, ajudar a que seja aprovada a candidatura. As votações decorrem até ao próximo dia 09 de junho aqui.
Sediada em Alfragide, a AFID continua a prestar serviço à comunidade e a intervir na área da deficiência através do desenvolvimento de projetos inovadores destinados aos seus clientes.
A instituição acredita que a problemática das capacidades comunicativas em pessoas com deficiência ainda não está suficientemente trabalhada pelo que importa intervir junto delas e dos cuidadores no que respeita à comunicação, adaptabilidade e resolução de problemas.