A literatura portuguesa foi, esta segunda-feira, homenageada pela TAP. A Companhia batizou um dos seus novos Airbus A320neo, com a matrícula CS-TVB, com o nome “Agustina Bessa-Luís”, em homenagem à que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo.
A pintura do nome na aeronave, que integra a frota do médio curso da Companhia, aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Hangar 6 da TAP, e contou com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque, e de Mário Lobato Faria, Chief Technical Officer da Companhia.
A TAP batiza os seus aviões com nomes de personalidades de relevo cultural, social e histórico em Portugal. Agustina Bessa-Luís (1922-2019) deixou um vasto legado no património literário e cultural português e é, por isso, homenageada agora pela Companhia.
A escritora editou romances, peças de teatro, contos infantis, ensaios biográficos, e ainda escreveu guiões de televisão. O seu trabalho foi distinguido com mais de 10 prémios, entre os quais o Prémio Camões, considerado o grande prémio literário da língua portuguesa.
O novo avião batizado de “Agustina Bessa-Luís” junta-se assim às personalidades já homenageadas pela Companhia na sua frota do médio curso, onde figuram nomes que vão de José Saramago a Júlio Pomar, de Luís Vaz de Camões a Manoel de Oliveira, de Fernando Pessoa, a Gil Vicente, Eusébio ou Zé Pedro.
O primeiro voo do avião “Agustina Bessa-Luís” será esta terça-feira no TP1026, com destino a Madrid, Espanha.