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O fim do verão trará desafios às empresas do setor (Foto: Unsplash)

AHRESP alerta para as dificuldades do período pós-verão apela ao apoio do Governo

Por: Diana Mendonça

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) diz que os números dos turismo têm de ser interpretados “à luz do pico de consumo vivido atualmente”.

O fim do verão trará desafios às empresas do setor, nomeadamente, com a perda do poder de compra dos consumidores. O primeiro-ministro já anunciou medidas de apoio às empresas e famílias, previstas para o mês de setembro. A AHRESP apela que as medidas sejam aplicadas ao setor turismo.

“Esperamos, assim, que as medidas de apoio a serem lançadas em setembro atendam aos enormes desafios que se anteveem para os nossos setores, que ainda não recuperaram da pandemia (nem se espera que tal venha a suceder ainda em 2022) e que as nossas empresas sejam contempladas nas medidas que venham a ser disponibilizadas”, refere a associação em comunicado.

O setor da hotelaria e restauração ainda está a recuperar da crise originada pela pandemia. Muitas empresas encontram-se a pagar os créditos utilizados entre 2020 e 2021. A subida dos custos de operação está a diminuir as margens de lucro das empresas, levando a que os encargos financeiros sejam difíceis de suportar, sobretudo, para os negócios que ainda não alcançaram os níveis de 2019, revela a AHRESP.