A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) divulgou esta quinta-feira, 16 de dezembro, o seu apelo à Segurança Social para promover uma “maior eficiência e celeridade na gestão de problemas e no contacto com os empresários”, para que estes não fiquem impedidos de receber os apoios e financiamentos devido à pandemia.
Ao ficarem impossibilitados de obter certidões de ausência de dívida até à resolução dos problemas, os empresários ficarão impedidos de receber os apoios e financiamentos covid-19.
Em comunicado a AHRESP refere que “continua a receber relatos de empresas com sérias dificuldades no contacto com a Segurança Social, relativamente a valores em dívida que vão surgindo na conta corrente das empresas, muitas vezes referentes a períodos anteriores a um ano”.
Esta conclui que, desta forma, as empresas não conseguem obter respostas da Segurança Social em tempo útil, nem perceber de forma clara a origem das dívidas e as opções que têm para regularizar a situação contributiva, devido à tardia resolução de problemas.