Home / Empresas / AHRESP reivindica apoio às empresas do setor 
AHRESP
AHRESP contesta plano de apoio às empresas (Foto: Pexels)

AHRESP reivindica apoio às empresas do setor 

Por: Eduarda Coelho

O aumento dos preços, principalmente do gás e da eletricidade, continua a prejudicar diversos setores de atividade. Desta vez, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) sinalizou que a inflação está a pôr em causa a sustentabilidade dos negócios deste setor. Neste sentido, a AHRESP espera do Governo medidas de apoio voltadas para o alojamento, restauração e bebidas. 

As empresas do setor ainda não conseguiram se recuperar financeiramente dos efeitos negativos gerados pelo contexto pandémico, segundo a AHRESP. Isto deve-se, maioritariamente, ao aumento dos custos de produção, energia e matéria prima, bem como a evolução das taxas de juro. Prevê-se que o cenário se agrave, considerando que os efeitos da inflação também terão consequências negativas no poder de compra dos consumidores. 

“A AHRESP acredita que o Governo reconhece a vital importância do canal HORECA para a recuperação da economia portuguesa, com a correspondente e necessária aplicação de medidas específicas para as nossas empresas”, afirmou a associação, em comunicado.  

Neste sentido, a AHRESP contesta que o plano de apoio às empresas, já anunciado pela Governo, não engloba as empresas do setor, e que estas são essenciais para a revitalização da economia portuguesa. Neste sentido, a associação reivindica por medidas voltadas ao setor, como a redução da carga fiscal.