Home / MERCADO / Economia / AICEP com investimento recorde de 1,17 mil milhões em 2019
investimento privado aep oe2020 economia

AICEP com investimento recorde de 1,17 mil milhões em 2019

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) revelou, esta sexta-feira, que o investimento contratualizado em 2019 atingiu um novo recorde absoluto, de 1,17 mil milhões de euros, permitindo a criação de mais 7245 empregos.

Os dados foram divulgados na cerimónia de assinatura de 14 novos contratos de investimento em Portugal, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

O investimento duplicou face à média do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) entre 2008 e 2014, com 1,1159 mil milhões de euros em 2018 e 1,172 mil milhões de euros em 2019.

O investimento direto estrangeiro foi de 688 milhões de euros em 2018, aumentando quase 30% em 2019 para 883 milhões de euros no ano passado.

“Apesar da instabilidade que se verificou em muitos pontos do mundo, não houve retração nas decisões de investimento por parte dos empresários em Portugal. Portanto, estamos perante muito bons resultados”, ressalvou o ministro de Estado, da Economia, e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na apresentação dos resultados.

Já o secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse que os resultados relativos ao investimento estrangeiro atingiram dois novos máximos, com mais de 7200 postos de trabalho criados e a manutenção de outros 20 mil.

“Foram contratualizados em 13 setores diferentes, desde o turismo (com investimentos espalhados pelo território), a indústria automóvel, o agroalimentar, o aeronáutico e área farmacêutica. Mas as origens do capital também tiveram proveniências diferentes, porque, além de países da União Europeia (sobretudo Alemanha, França e Espanha), temos investimentos relevantes de países como os Emirados Árabes, o Qatar, o Japão ou os Estados Unidos”, acrescentou.

Por seu turno, o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, adiantou que Portugal recebeu investimentos de cerca de 177 milhões de euros em projetos de inovação e tecnologia (IDT).