Home / Opinião / Luís Castro Henriques / AICEP mais digital: um novo caminho para o mundo
AICEP
Luís Castro Henriques, presidente da AICEP (Foto: AICEP)

AICEP mais digital: um novo caminho para o mundo

Por: Luís Castro Henriques, presidente da AICEP Portugal Global

A AICEP lançou o Portugal Exporta, a nova plataforma tecnológica dedicada às exportações, no passado dia 15 de abril. Mais do que o começo de uma nova era na AICEP, é uma reestruturação total na forma como a agência contacta e apoia as empresas, nomeadamente no seu esforço de internacionalização.

A partir de agora, boa parte da interação com as empresas será feita de forma mais simples e eficaz através de uma plataforma tecnológica com novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e completamente customizados, que vai ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa, tendo em conta o seu grau de maturidade para a internacionalização, setor de atividade e produtos.

E como é que a AICEP está a fazer isso? Através do recurso a inteligência artificial. A plataforma disponibiliza ferramentas com múltiplas facilidades: matching entre empresas e mercados, importadores e parceiros, indicação de oportunidades de negócio, ações comerciais e de capacitação, desenho de planos de ação de internacionalização à medida, diagnósticos de maturidade da empresa, sugestão de notícias, eventos, alertas e outros conteúdos e informações relevantes para o dia-a-dia das empresas.

Mas a AICEP vai deixar de ter gestores de cliente e delegados em mais de 50 mercados no mundo? Não. Acontece que os especialistas da AICEP farão um aconselhamento mais dirigido a cada empresa. Vão concentrar-se nos processos mais complexos e criar, continuamente, novos produtos e serviços, sempre atualizados face às necessidades e tendências do contexto económico e empresarial, nacional e internacional.

 

Leia o artigo na íntegra na PME Magazine de julho.