Por: Redação
A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), juntamente com a Câmara Municipal de Oeiras, a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto Politécnico de Setúbal, vai ser responsável pela criação do Centro de Competência em Cibersegurança da Área Metropolitana de Lisboa.
Designado de Ciber4ALL, este projeto, enquadrado no PRR, pretende reforçar a ciber-resiliência de mais de 450 PME e entidades públicas, lê-se num comunicado enviado às redações.
O Centro de Competência em Cibersegurança, da Área Metropolitana de Lisboa, vai ser lançado esta segunda-feira.
O evento de hoje, em Oeiras, marca o primeiro passo do Ciber4ALL, um projeto que deverá estar concluído até ao final do primeiro trimestre de 2026.
Ao longo do próximo ano e meio, a AIP irá capacitar 452 entidades, entre empresas (PME) e administração pública (AP), no domínio da cibersegurança e da utilização segura dos dados através da criação das condições físicas e tecnológicas para a implementação e operacionalização de um novo modelo de coordenação da cibersegurança e da segurança da informação.
“A cada vez maior digitalização dos negócios é potenciadora do crescimento dos negócios, mas também os expõe a ataques cibernéticos que estão a aumentar ano após ano”, aponta a AIP.
Assim, o Ciber4ALL disponibilizará e produzirá orientações adaptadas às entidades, aconselhando-as para a adoção das melhores práticas, capacitando as organizações e seus recursos humanos, designadamente na diminuição do risco, identificação de falhas e seus impactos e prevenção de incidentes, servindo de ponte e facilitador com o C-Academy, com o Polo de Inovação Digital – C-HUB, e disponibilizará orientações com vista ao cumprimento dos requisitos legais e de certificação.