Home / Empresas / Airbnb cria organização para dar alojamento em tempos de crise
Airbnb alojamento local
Iniciativa destina-se a trabalhadores e voluntários no combate à pandemia (Foto: Pixabay)

Airbnb cria organização para dar alojamento em tempos de crise

A plataforma de alojamento local Airbnb.org pretende apoiar os esforços de todos os trabalhadores essenciais e voluntários que lutam contra a Covid-19 em todo o mundo. A organização não tem fins lucrativos e prevê conceder alojamento temporário a pessoas em necessidade.

Em parceria com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e a Community Organized Relief Effort (CORE), a nova organização fornece alojamento a todos os trabalhadores da linha da frente no combate à pandemia que se encontrem em situação de necessidade.

Em comunicado, Joe Gebbia, Brian Chesky e Nate Blecharczyk, responsáveis da plataforma online referem que a ideia de criação da Airbnb.org surgiu em 2012, quando uma utilizadora disponibilizou a sua casa a pessoas afetadas pelo furacão Sandy.

“Isto desencadeou um movimento e marcou o início de um programa que permite aos anfitriões na Airbnb oferecerem alojamentos a pessoas em tempos de necessidade”, explicam.

De acordo com os fundadores, este programa de apoio “evoluiu para se concentrar na resposta a emergências e para ajudar a fornecer alojamentos e apoio a pessoas desalojadas, trabalhadores humanitários, refugiados e requerentes de asilo e, mais recentemente, trabalhadores de linha da frente que lutam contra a propagação da Covid-19”.

Para já, os responsáveis da plataforma pretendem doar cinco milhões de euros para apoiar a organização. No comunicado, a Airbnb informa ainda que os compromissos iniciais da organização incluem cerca de 1,65 milhões de euros, destinados a voluntários da IFRC e à criação de alojamentos pela CORE.