Por: João Monteiro
A plataforma de alojamento Airbnb anunciou a suspensão de todas as operações na Rússia e na Bielorrússia, no seguimento da invasão russa à Ucrânia.
A decisão surge um mês depois de o diretor-executivo da plataforma Airbnb, Brian Chesky, ter revelado na rede social Twitter que tinha intenções de interromper as atividades na Rússia e na Bielorússia.
“O Airbnb vai suspender todas as operações na Rússia e na Bielorrússia”, escreveu Brian Chesky.
“Os hóspedes de todo o mundo não poderão fazer novas reservas para estadias na Rússia ou na Bielorrússia”, afirmou a empresa, num comunicado citado pela agência de notícias Reuters, acrescentando que “os hóspedes localizados na Rússia ou na Bielorrússia não poderão fazer novas reservas no Airbnb”.
A medida tem efeitos imediatos e todas as reservas feitas a partir desta segunda-feira foram canceladas.
Para além da suspensão das operações, a empresa já tinha demonstrado o seu apoio à Ucrânia através do alojamento em países vizinhos. Logo no início da invasão russa da Ucrânia, o Airbnb e a Airbnb.org, uma organização independente sem fins lucrativos, anunciaram que iriam disponibilizar alojamento temporário gratuito para até 100 mil refugiados ucranianos.