Por: Sofia Neves
A Cleanwatts, empresa que ajuda à criação de comunidades através de projetos coletivos de parques fotovoltaicos, serve atualmente mais de 2000 clientes, incluindo 12 aeroportos internacionais e várias comunidades energéticas, representando mais de 2TWh de energia equivalente ao consumo anual de mais de 750 mil habitações.
A Cleanwatts nasceu em 2020, com plataformas digitais de gestão de energia que se mostraram um sucesso nacional e internacional. Foi assim que, como nos explicou Basílio Simões, presidente e cofundador, a empresa decidiu expandir o seu negócio de forma pioneira em Portugal “para o domínio da geração e fornecimento de energia limpa mais económica do que a energia da rede elétrica, sobretudo através da criação e gestão de comunidades de energia renovável”.
Tendo por base as plataformas avançadas de gestão de energia e know-how daVirtual Power Solutions S.A., uma subsidiária dedicada à área de digital services, o responsável explicou à PME Magazine como “a Cleanwatts oferece aos participantes destas comunidades os benefícios de energia limpa a preços reduzidos, sem necessidade de realizar quaisquer investimentos de capital com a instalação das infraestruturas e tecnologias associadas”.
“Rompendo com os modelos tradicionais de comercialização de energia, asseguramos que os benefícios da inovação tecnológica e da energia renovável chegam a cada vez mais pessoas e empresas”, esclareceu Basílio Simões.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.