Home / MERCADO / Economia / Alojamento local GuestReady regista recorde de reservas
Alojamento Local
A empresa registou um aumento de 20% de reservas no primeiro semestre (Fonte: Freepik)

Alojamento local GuestReady regista recorde de reservas

Por: Djeisibel Lopes

A GuestReady, uma empresa do setor do Alojamento Local (AL), registou um aumento de 20% no número de reservas nos primeiros seis meses deste ano. No entanto, alerta para os custos elevados que podem comprometer os resultados do verão.

Para além do crescente número de reservas, no primeiro semestre do ano, a GuestReady registou ainda um crescimento de portfólio de alojamento local. Em agosto, a empresa registou uma taxa de ocupação de 90%.  

De acordo com a tecnológica imobiliária, o perfil mais comum de turistas em Portugal é um casal sem crianças e onde a nacionalidade francesa é a mais recorrente. Em média, ficam quatro noites hospedados.

Segundo os dados da GuestReady, os valores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística assinalam valores recorde para o turismo no país, bem como uma subida dos preços de hospedagem relativamente ao ano passado.

A empresa alerta, no entanto, para uma possível alteração nos resultados das férias do verão, derivada do aumento dos custos de gestão. Apesar da subida no preço das reservas, esta alteração não acompanhará a evolução da inflação para os operadores.

É enganador afirmar que o verão de 2023 está a ser o melhor de sempre para o AL no nosso país, a oferta é cada vez mais diversificada, a competitividade está a aumentar e os custos da gestão a subir, o que está a retirar o lucro ao proprietário individual”, explica Rui Silva, managing director da GuestReady em Portugal.

O responsável garante que o setor tem de estar em alerta perante o aumento progressivo dos custos e destaca a importância da sustentabilidade para um contínuo crescimento do turismo em Portugal.