Home / Empresas / Altri bate recorde de produção em 2020
Altri bate recorde de produção
Metas de sustentabilidade são uma das bases do Grupo (Foto: Pixabay)

Altri bate recorde de produção em 2020

A Altri bateu o recorde de produção de pasta de papel em 2020, com mais de 1.102 milhões de toneladas, com as exportações a chegarem aos 397,7 milhões de euros e alcançando um resultado líquido de 35 milhões de euros. O grupo atingiu ainda o recorde de produção de energia elétrica renovável a partir de biomassa, com cerca de 732,6 GWh produzidos.

A Altri, grupo líder europeu na produção renovável de pasta para papel e líder em Portugal na produção de energia renovável a partir de biomassa, atingiu um recorde de produção em 2020, onde depois de um forte investimento conseguiu atingir uns expressivos 397,7 milhões de euros na exportação de pasta de papel, com mais de 1.102 toneladas produzidas.

José de Pina, o CEO do Grupo, destaca o ano desafiante dado o contexto de pandemia, sublinhando que, ainda assim, a Altri conseguiu “apresentar um desempenho operacional notável, com os níveis de produção das unidades e pasta de papel e de energia a atingirem valores recorde”.

Implementando um conjunto de medidas de prevenção, controlo e vigilância de forma a desenvolver a sua atividade ao longo da situação pandémica, a Altri conseguiu atingir os seus melhores resultados operacionais de sempre, em 2020, com uma variação de 1,3% face ao ano anterior no que à produção de pasta de papel diz respeito, exportando principalmente para a Europa (59%).

Este tipo de produto é principalmente destinado ao segmento de Tissue, com 58% das exportações a dedicarem-se a esta área, mas também à impressão e escrita (19%), a Especialidades (12%), ao Têxtil (9%) e a Embalagens e outros (2%).

Apesar dos valores de produção atingidos, a descida dos preços de pasta de papel nos mercados internacionais, verificada desde o final de 2019, bem como a desvalorização do dólar face ao euro levou a que as receitas totais da Altri tenham apresentado uma redução de 18,3% face a 2019, situando-se num total de 615,6 milhões de euros.

Ao longo do ano passado, o Grupo realizou diversos investimentos líquidos na ordem dos 37 milhões de euros, mas os resultados obtidos permitiram reduzir a dívida nominal líquida em menos 37,7 milhões de euros, ou seja, situando-se nos 475,3 milhões de euros.

Além disto, a Altri mostra-se um grupo importante no apoio a questões de sustentabilidade, tendo aderido ao United Nations Global Compact, um programa das Nações Unidas que visa objetivos sustentáveis. A empresa foi ainda distinguida com rating B pelo Carbon Disclosure Programme, um projeto englobado no programa de Alterações Climáticas, onde obteve a pontuação máxima nas iniciativas de monitorização e redução de emissões.

Assim, a Altri promete continuar a desenvolver um conjunto de projetos de melhoria contínua, principalmente na área digital, com o objetivo de reforçar as suas unidades produtivas tanto ao nível da produção de energia renovável como da produção de pasta de papel.