Home / Empresas / Amazon acaba com teletrabalho. Em Portugal tecnológicas defendem modelo híbrido
As empresas portuguesas Critical Software e a msg insur:it mantém o modelo híbrido (Fonte Canva)

Amazon acaba com teletrabalho. Em Portugal tecnológicas defendem modelo híbrido

Por: Ana Vieira


A Amazon, a multinacional tecnológica norte-americana, decidiu por fim ao regime de trabalho híbrido, e implementar o regresso ao escritório cinco dias por semana em 2025.

A decisão entra em vigor em janeiro do próximo ano, revelou o presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, ​​numa nota enviada aos trabalhadores, citada pela BBC.

E em Portugal? Qual é a tendência adoptada pelas empresas tecnológicas quanto ao regime de trabalho?

A Critical Software, uma empresa portuguesa de software e sistemas de informação, sediada em Coimbra, mantém em vigor um modelo de trabalho híbrido para os mais de 1300 trabalhadores.

“Atualmente, a Critical Software tem em vigor um modelo de trabalho híbrido por acreditar que este é um formato que privilegia o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos nossos mais de 1300 colaboradores. A flexibilidade deste modelo não só permite responder às necessidades das equipas, como também fortalece os laços dentro das mesmas, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico”, explica a empresa em resposta à PME Magazine.

Também a msg insur:it, fornecedora de soluções de TI para o mercado segurador, mantém o modelo híbrido como opção.

Em declarações à PME Magazine, a empresa justifica que apenas 10% dos trabalhadores encontram-se em regime exclusivo de teletrabalho, e só em “casos específicos que assim o justificam”.

“Na msg insur:it seguimos uma abordagem flexível e os colaboradores estão a trabalhar em regime híbrido, permitindo combinar o trabalho remoto com o presencial. Desta forma, os colaboradores podem ir alternando entre a colaboração no escritório ou a partir de casa, adaptando-se às necessidades de cada equipa, individuais e às exigências das suas funções”, faz saber fonte da empresa.

A msg insurt:it aponta ainda a “autonomia e na auto-organização das nossas equipas” como um desafio com resultados positivos, realçando, contudo, a importância de manter “sessões no escritório para promover a colaboração sempre que as equipas o desejarem”

Também a Critical Software destaca que o modelo híbrido tem-se revelado “eficaz para manter a produtividade e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”.