Home / MERCADO / Economia / AMRR apresenta 11 novas medias para ajudar comércio a retalho e restauração
AMRR
AMRR apresenta novas medidas para ajudar setor do comércio a retalho e restauração (Foto: Pexels)

AMRR apresenta 11 novas medias para ajudar comércio a retalho e restauração

A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) deu a conhecer 11 novas medidas para ir ao encontro das dificuldades no setor do comércio a retalho (não alimentar) e no setor da restauração.

As medidas passam pela redução temporária do IVA, pagamento a prestações das contribuições para a Segurança Social, redução da taxa de IRC, fim do pagamento especial por conta, regresso da possibilidade de os setores do retalho não alimentar e restauração voltarem a beneficiar de moratória de créditos, introdução de linhas de crédito garantidas pelo Estado e, ainda, a reivindicação de um apoio estatal para compensar o aumento dos custos energéticos, entre outras.

A AMRR realizou, ainda, um inquérito junto dos seus associados, num total de 3500 espaços comerciais e de restauração, que revelou uma quebra de 28,6% do volume de negócios do comércio a retalho não alimentar e restauração, em comparação com 2019. Se comparar 2021 com 2020, verifica-se uma quebra ainda mais elevada, de 37,6%, revela o comunicado enviado às redações.

“Estes números confirmam os dois anos absolutamente devastadores para o comércio a retalho não alimentar e para a restauração. A estes setores tem sido pedido para fazer um esforço e um sacrifício para defesa da saúde pública e do bem comum. Mas importa que não sejam deixadas para trás e que haja uma verdadeira distribuição de sacrifícios na nossa sociedade. As onze medidas que apresentamos são absolutamente necessárias e acreditamos que serão bem atendidas pelos vários partidos políticos”, refere Miguel Pina Martins, presidente da AMRR, citado no comunicado.