Home / Empresas / Análise e planificação como respostas ao impacto da pandemia
Análise e Planificação
(Foto: Pixels)

Análise e planificação como respostas ao impacto da pandemia

Na sequência da crise que a Covid-19 provocou, um grande número de empresas viu as suas finanças sofrerem um impacto negativo. A Talentia Software, fornecedora de software para a gestão de Rendimento Financeiro e Capital Humanos, propõe que as empresas devem realizar uma análise e uma planificação detalhada das suas estratégias, ativos, linhas de ação e recursos.

A empresa fornecedora de software explica, em comunicado, que “todas as empresas terão que enfrentar um processo detalhado de planificação”, que permita garantir, não só a liquidez, mas também uma redução de custos e o fortalecimento das relações comerciais. Ainda que os planos propostos inicialmente possam ter sido mantidos, tiveram de ser adaptados ao “next normal”, de forma a garantir a liquidez das empresas.

Assim, é proposta a elaboração de um diagnóstico das consequências provocadas pela Covid-19, considerando os vários departamentos e o seu nível de importância.

Antes de mais, deve ser considerada uma visão geral que contemple a posição da empresa no mercado e o seu verdadeiro potencial competitivo. Devem depois ser analisadas as várias competências tecnológicas da empresa, considerando os ativos de recursos humanos que possam ser otimizados ou reforçados em determinadas áreas, assim como a sua capacidade para se adaptar ou reforçar políticas orientadas para o teletrabalho. Seguidamente, devem ser identificadas possíveis oportunidades que a “nova normalidade” traga, tanto para aquele que é o foco da atividade da empresa, como para a exploração de novos resultados. Finalmente, deve ser preparado um plano de continuidade que contemple tudo o que foi referido, e os restantes pilares da empresa (eficiência, rendas, liquidez, etc.).

Apesar disto, a fornecedora software alerta para o facto de que “as empresas podem continuar a sentir necessidade de recorrer a fontes externas de financiamento e/ou mecanismos que garantam a solidez financeira”.