Home / Empresas / Empreendedorismo / ANI procura 15 projetos inovadores para desenvolver e financiar
projetos inovadores inovação encontro transformação digital créditos rawpixel
Encontro será online pela primeira vez (Foto: Rawpixel - Envato Elements)

ANI procura 15 projetos inovadores para desenvolver e financiar

Estão abertas as candidaturas para o “BfK INNOV@Rise”, iniciativa da Agência Nacional de Inovação (ANI), que vai acelerar 15 projetos empreendedores nascidos na academia. Os participantes vão receber mentoria de negócio, capacitação intensiva e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projetos no mercado.

O programa procura projetos de equipas de investigadores, estudantes de mestrado, doutoramento, recém-licenciados ou empreendedores com ligações às entidades Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). Serão dinamizadas três edições: Norte, Centro e Alentejo, entre novembro de 2022 e março de 2023.

Segundo um comunicado, “cada equipa terá um mentor especializado e poderá participar em três bootcamps sobre modelos de negócio, estratégia de desenvolvimento do produto, financiamento e treino de pitch”.

“Este processo de capacitação intensiva culmina num Demoday, onde as equipas terão a oportunidade de apresentar o seu projeto a investidores, parceiros e potenciais clientes”, acrescenta o documento.

Serão, depois, atribuídos 45 mil euros em prémios monetários (três mil euros por projeto) para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo. 

As equipas devem candidatar-se com um projeto de forte base científica e tecnológica, devem ser multidisciplinares e constituídas por, no mínimo, três elementos, um dos quais com perfil empreendedor.

As candidaturas para as edições Norte e Alentejo decorrem de 8 de setembro a 9 de outubro, já a edição Centro recebe candidaturas de 10 a 30 de outubro. Os registos devem ser feitos online.

O “BfK INNOV@Rise” é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.