A Associação Portuguesa das Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO), modificou os estatutos com o objetivo de acolher empresas, mas também pessoas singulares, isto é, profissionais com atividade no âmbito dos estudos de mercado e de opinião ou em atividades relacionadas, como data analytics e marketing intelligence.
Em comunicado, a APODEMO, criou cinco categorias de associado, sendo elas: os Produtores, os Utilizadores, os Académicos, os Estudantes e os Trabalhadores Independentes. Pessoas singulares ou coletivas, todos os integrantes devem ter competências nas áreas de estudos de mercado, data analytics ou marketing intelligence.
Relativamente aos Produtores e Utilizadores, podem associar-se pessoas que exerçam atividades em empresas, que trabalhem por conta de outrem, em áreas como estudos de mercado, data analytics e marketing intelligence.
Em relação ao Trabalhador Independente, qualquer pessoa que exerça atividade profissional nas áreas citadas deve ter o estatuto de trabalhador independente ou de empresário em nome individual. Já à categoria dos Académicos, permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas e a comunidade académica.
O presidente da APODEMO, Carlos Mocho, explica que “esta alteração vem ao encontro das boas práticas internacionais que outras associações europeias fazem, que permite a inclusão de pessoas singulares e coletivas no mesmo âmbito de atuação”.
A APODEMO irá, ainda, realizar um encontro online dedicado ao Market Research no dia 18 de novembro: o “Research 2022- Perspetivas sobre o futuro do Market Research”.