O apoio à retoma progressiva irá abranger o pagamento de 47 milhões de euros a 15,4 mil empresas com 115 mil trabalhadores. Por seu turno, o layoff prevê um pagamento total de 88 milhões de euros a 45,8 mil empresas com 219 mil trabalhadores. Os dois apoios são pagos esta quarta-feira.
O Instituto de Segurança Social (ISS) anunciou o pagamento dos apoios relativos ao layoff e ao apoio à retoma progressiva, planos que estimam um total de 135 milhões de euros distribuídos por 61 mil empresas.
Este pagamento é relativo ao mês de fevereiro, estando nele inseridas quase o triplo das empresas que tinham recebido este apoio à manutenção de emprego em janeiro, que por sua vez foi pago na última semana do mês passado.
Numa nota publicada pelo ISS, é referido que os pedidos foram validados e entregues até ao passado dia 19 de fevereiro, sendo pagos esta quarta-feira, 24 de fevereiro. Nestas medidas de apoio, englobam-se cerca de 334 mil trabalhadores.
De acordo com a Segurança Social, também hoje será pago o montante adicional da compensação retributiva, de modo a perfazer 100% da retribuição normal líquida, num limite máximo equivalente a três salários mínimos nacionais (1.995 euros). Esta compensação, que deveria ter sido paga em janeiro, é paga agora com retroativos ao mês passado.
Este pagamento vem na sequência do Orçamento do Estado para este ano, onde os trabalhadores abrangidos passam a ter direito à totalidade da sua remuneração, encargo que é financiado pela Segurança Social.