Home / Tecnologia / ECONOMIA / Apple Pay está disponível para utilizadores Visa em Portugal
Apple pay e visa
Apple Pay está disponível para utilizadores Visa em Portugal [Foto: Pixabay]

Apple Pay está disponível para utilizadores Visa em Portugal

A Visa anunciou, esta quinta-feira, que os titulares de conta em Portugal vão poder usar o Apple Pay no seguimento da expansão do serviço para 13 países europeus. A aplicação está a transformar a experiência de pagamento do consumidor com um método simples, seguro e privado para efetuar transações. Lançado primeiramente com a Revolut, Apple Pay no iPhone, Apple Watch, iPad e Mac, permite aos consumidores realizarem compras rápidas e convenientes em lojas, aplicações e websites, graças ao uso de tecnologia contactless e tokenização da Visa.

O Apple Pay funciona no mesmo sistema contactless que os consumidores já utilizam quando aproximam os seus cartões de débito ou crédito no crescendo número de terminais de pagamento que aceitam a tecnologia em Portugal. A country manager da Visa, Paula Antunes da Costa, afirma:

“Não importa o formato que o consumidor escolhe utilizar, a Visa está focada em continuar a oferecer aos consumidores o método mais simples e seguro de pagar. A introdução do Apple Pay em Portugal, combinada com a tecnologia de tokenização da Visa, irá transformar o modo como os consumidores efetuam pagamentos em Portugal. Com o Apple Pay e a segurança do Visa token service, os consumidores podem realizar transações com o seu iPhone e Apple Watch da mesma forma que o fazem com o seu cartão de crédito ou débito mas sem expor os dados da conta, desfrutando ainda mais de conveniência e segurança.”

Quando um cartão de crédito ou débito é utilizado via Apple Pay, os números dos cartões não são armazenados no dispositivo nem nos servidores da Apple. Em vez disso, um número de conta de dispositivo exclusivo (device account number) é atribuído pelo Visa Token Service e cada transação é autorizada com um código único de segurança dinâmico e exclusivo. A tecnologia de tokenização torna os pagamentos de comércio eletrónico e mobile seguros e simples, substituindo as contas dos consumidores por um identificador digital exclusivo ou “token” usado especificamente para cada dispositivo. Assim, os dados da conta e do cartão nunca são partilhados o que traz uma camada adicional de segurança aos pagamentos digitais.

Se o iPhone for roubado, o número da conta digital armazenado pode ser imediatamente desativado pela instituição financeira. O cartão registado não necessita de ser bloqueado e trocado. Os consumidores que usam os seus cartões na app serão cobertos pelos mesmos benefícios que desfrutam atualmente com os seus cartões, incluindo proteção contra fraudes para compras não autorizadas e ampla aceitação internacional.

A configuração da aplicação é fácil e os utilizadores vão continuar a receber todas as recompensas e benefícios oferecidos pelos cartões.

Através de seus telemóveis e seus smarts watch, os consumidores podem efetuar pagamentos com a aplicação em lojas, restaurantes, táxis e muitos outros locais. Ao realizar compras em aplicações ou no Safari web não é necessário preencher manualmente os longos formulários de conta ou digitar repetidamente as informações de envio e facturação. Todas as compras são autenticadas com apenas um olhar ou toque com o face ID, touch ID ou a senha de um dispositivo.

Além da Visa, a prestadora de serviço financeiro global Monese acaba de anunciar que passa a disponibilizar aos seus clientes o serviço Apple Pay em 13 novos mercados, assim os seus consumidores podem fazer compras mais rápidas e convenientes nas lojas, nas aplicações e nos sites.

Para mais informações sobre como configurar seu Apple Pay, clique aqui.