Por: Ana Rita Justo
A We Help Ukraine nasceu online para fazer o match entre refugiados ucranianos que precisam de apoio e voluntários e empresas que queiram ajudar. Em entrevista à PME Magazine, Hugo de Sousa, porta-voz do movimento, explica a urgência de criar sinergias para alcançar “a próxima geração de apoio humanitário”.
PME Magazine (PME Mag.) – Como surgiu a We Help Ukraine?
Hugo de Sousa (H. S.) – A We Help Ukraine [WHU] surgiu no dia 26 de fevereiro após ter sentido que precisava de fazer alguma coisa para ajudar na crise de refugiados. Inicialmente, pensei em ajudar apenas uma família, mas pensei “porque não criar uma plataforma de apoio, com pessoas e tecnologia, para apoiar em escala mais famílias”. Após um post no LinkedIn conseguimos reunir mais de 300 voluntários e, em 24 horas, tínhamos a primeira versão do site online. Após 72 horas, fomos surpreendidos pela positiva com um vídeo do senhor Presidente da República a apelar aos portugueses para o uso da plataforma.
PME Mag. – Que tipo de apoio podem fornecer e em que países?
(H. S.) – A plataforma tem um posicio- namento global dado que recebe ofertas e pedidos de ajuda a partir de qualquer lado, mas o enfoque da operação, nesta fase, está em Portugal. Oferecemos apoio ao nível da articulação de esforços de matching entre quem pede ajuda e quem quer ajudar. Os temas mais solicitados são o alojamento, transporte e informações relacionadas com burocracia, como o estatuto de refugiado.