Home / Empresas / Apres levanta 1,5 milhões de dólares em ronda seed
O desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial (IA) conta com um mercado em expansão.
O desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial (IA) conta com um mercado em expansão. (Foto: Pixabay)

Apres levanta 1,5 milhões de dólares em ronda seed

Startup luso-americana procura desenvolver um projeto de Inteligência Artificial no mercado, sendo apoiada por investimentos da venture capital portuguesa Faber e da Adara Ventures.

A startup luso-americana Apres anunciou uma ronda de investimento seed de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros) para um projeto de desenvolvimento de Inteligência Artificial Explicável no mercado. Entre os investidores, destaca-se a empresa de venture capital portuguesa Faber, uma empresa de capital de risco que iniciou atividade em 2013 e investe em empresas de tecnologia, bem como a Adara Ventures.

A Apres entra, desta forma, num mercado de Inteligência Artificial (IA) em expansão, com perspetivas de crescimento a rondar os 110 mil milhões de dólares até 2024. Estima-se que mais de 80% dos orçamentos em IA sejam gastos em questões ligadas ao processamento de dados e relatórios, o que constitui um investimento de risco.

A empresa, que conta com operações nos Estados Unidos e em Portugal, tem como objetivo desenvolver a área de IA, traduzindo o comportamento da mesma para uma linguagem comum às equipas técnicas e não técnicas, de forma a criar explicações e interpretações ricas.

Carlos Silva, Partner da Faber, acredita que “a capacidade de explicar resultados baseados em IA está a tornar-se um aspeto crítico de qualquer sistema”, sendo uma área acompanhada há algum tempo pela VC portuguesa. A confiança da Faber em investir na Apres explica-se, nas palavras do seu Partner, pela “solução de ponta” encontrada e pela “equipa particularmente notável que junta visão, conhecimento e capacidade de execução”.

A Adara Ventures, uma empresa de capital de risco em estágio inicial e de investimento em startups B2B europeias, é outra parceira da Apres e mostra-se entusiasmada com o projeto, afirma Ross Strachan, Principal da empresa, acrescentando que está “impressionado” com a equipa da Apres e com a “sua profunda experiência de domínio e visão de produto”.

O CEO da Apres, Matt Waitte, também se congratula pelas parcerias com a Faber e com a Adara, que caracteriza como “dois fundos com um elevado conhecimento tecnológico”, que estão em concordância com a visão da Apres relativa à acessibilidade da ética de IA. O CEO acrescenta ainda que “as empresas não deveriam ter de escolher entre o desempenho de IA e transparência”.

Entre os investidores envolvidos encontra-se, ainda, a rede mundial Techstars, fundada em 2006, ligada ao desenvolvimento de programas de aceleração e fundos de venture capital, constituindo a ligação entre startups, investidores e empresas.